4 de mai. de 2009

PALAVRA DE VIDA - Maio

Palavra de Vida Maio de 2009 Amar por primeiro

“Um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele
(isto é, do homem caído à beira do caminho),
viu e moveu-se de compaixão”. (Lc 10,33)
.
- O exercício da arte de amar exige que eu ame por primeiro. Amar o outro por primeiro é o nosso empenho neste mês de Maio, dedicado a Nossa Senhora. Amar por primeiro, a exemplo do bom samaritano da parábola de Jesus sobre o amor ao próximo. (Lc 10,25-37)
- O homem caído à beira da estrada fora assaltado por uma quadrilha de ladrões. Esses o roubaram, maltrataram, feriram e o deixaram quase morto. Por fim abandonaram-no à beira do caminho.
- Um sacerdote passou pelo mesmo caminho, percebeu os gemidos dele mas, ficou indiferente. Foi dominado pelo medo ou pela pressa de chegar em casa. Um levita depois de servir no templo, durante o dia, também passou por ali. Percebeu o acontecido e ficou insensível.
É possível que estivesse cansado.
- Um samaritano, que estava viajando, chegou perto (do homem maltratado), viu e moveu-se de compaixão. Aproximou-se dele e tratoulhe as feridas, derramando nelas óleo e vinho. Depois colocou-o em seu próprio animal e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou dois denários e entregou-os ao dono da pensão, recomendando:
“toma conta dele! Quando eu voltar, pagarei o que tiveres gasto a mais” (Lc 10,33-35)
- No final da parábola Jesus diz a cada um de nós: “Vai e faze o mesmo”.
- Todos os dias encontramos pessoas desconhecidas. Há então a tendência de esperar que elas se manifestem por primeiro. Jesus nos ensina a darmos o primeiro passo, o primeiro olhar, o primeiro cumprimento, para estabelecermos um relacionamento de fraternidade.
Que sejamos o primeiro a amar antes de falar. O primeiro a oferecer uma ajuda; a dizer um “bom dia”, um “muito obrigado”, o primeiro a afagar o nenê nos braços da mãe ou do pai; o primeiro a socorrer, o primeiro a perdoar...
- Jesus nos amou por primeiro. “Quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós”. (Rm 5,8)
- O Bom Samaritano amou por primeiro com uma cadeia de gestos concretos de amor gratuito a um desconhecido. Para agir assim superou muitos obstáculos: o desconhecido, o imprevisível, o medo, o cansaço, a pressa...
- Cultivemos o “amar por primeiro” em casa! Quando o telefone toca, quando a pia está cheia de louça, quando alguém está doente...
Oração: Dai-nos Senhor a alegria de aprender a amar por primeiro em todos os ambientes como o Bom Samaritano no silencio a na escuridão daquela noite. Dai-nos a graça de amar como Nossa Senhora.
Amém. I

Nenhum comentário: