19 de jun. de 2011

Palavra de Vida - Março de 2011

.........

........“O amor é paciente, é benfasejo; não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. O amor jamais acabará” (1Cor 13,4-8a).

..........Nos últimos meses (dezembro de 2010, janeiro e fevereiro de 2011) caminhamos à luz de uma Palavra, tirada da Carta aos Hebreus: “Eis que eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade” (Hebreus 10,7-9).

..........Fazer a vontade de Deus é a disposição, que todo pólen é chamado a cultivar em si mesmo. O nosso Movimento, em sua peregrinação com jovens, casais e famílias, nos seus 40 anos, tem cultivado, com humildade, este desejo: fazer a vontade de Deus, mesmo se, por vezes, prevalece a nossa vontade própria. Nem sempre o orgulho cede à humildade da Virgem Maria, à prontidão do sim de André e Pedro, de João e Tiago, de Mateus e Filipe, dos demais apóstolos e de tantos santos e santas que nos precederam no Antigo e no Novo Testamento. Nem sempre conseguimos ter o desapego de tantos santos dos nossos dias.

..........Com a luz desta Palavra: “Eis que eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade” (Hebreus 10,7-9), vivemos o Advento, a escolha da nova Coordenação e Assessoria, o Natal de 2010, nossas férias, nosso EAP, os primeiros meses do 40º ano do Pólen.

..........No mês de março, vamos acolher como Palavra de vida: “O amor é paciente, é benfasejo; não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. O amor jamais acabará” (1Cor 13,4-8a).

..........“Amar na vontade de Deus”, é uma das três dimensões do nosso EAP de 3 a 6/02/2011. AMAR – REZAR e AGIR na vontade de Deus são três balizas para o nosso caminho de 2011.

..........Mas, o que é amar como Deus nos ama? É querer o bem de cada pessoa como Deus quer o nosso bem, e isto de forma concreta, com todos. Amor prático, concreto, verdadeiro, provado na coerência dos atos e atitudes de paciência, bondade, compreensão, misericórdia, perdão, serviço, partilha... o mais possível como Deus nos ama.

..........“O amor é paciente, é benfasejo; não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. O amor jamais acabará” (1Cor 13,4-8a)

..........Na prática desta Palavra de amor ao próximo nos aprofundamos em nosso amor a Deus, que se sente amado em cada um dos seus filhos quando são amados pelos seus irmãos.

“Tudo o que fizerdes a um dos meus irmãos mais pequeninos, é para mim que o fazeis” (Mt 25,45).

Oração – “Divino Espírito Santo: Quero, neste mês de março, no qual vamos iniciar, com toda a Igreja, a peregrinação para a Páscoa da Ressurreição, freqüentar diariamente à Escola do Amor de Deus traduzido em amor ao irmão. Que as dores de parto da natureza à qual pertenço, me alertem sobre o verdadeiro amor que está para nascer em todos nós, conforme a Santa Vontade de Deus. Amém”.

Pe. Pedro Adolino Martendal

Diretor Espiritual

Em Cristo

Dani & Leka

Nenhum comentário: