14 de jul. de 2011

Palavra de Vida - Julho de 2011

--

“Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32).

---
..........Desde abril deste ano, em que agradecemos a Deus os 40 anos do Movimento Pólen, por tudo o que Ele nos tem dado, estamos, em nossas Palavras de vida, trazendo para dentro de nossa vida a mensagem do nosso Papa Bento XVI para XXVI Jornada Mundial da Juventude, a JMJ de 2011 em Madrid, na Espanha. A Palavra que sintetiza a mensagem é "Enraizados e edificados em Cristo...Firmes na Fé" (Cl 2,7).
------
..........Faz parte também da mensagem da JMJ, a presença da Cruz de Cristo e de um ìcone de Maria. Neste mês de julho somos convidados a compartilhar da peregrinação que se faz pelo mundo "rumo a Madrid", erguendo bem alto a CRUZ. Por isso, a nossa Palavra de Vida é "Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12,32).
------
..........No momento que em Jesus crucificado foi elevado da terra, suspenso entre o chão e o céu, durante três horas de indescritivil agonia, começou a atrair os olhares e o amor dos corações de todos os que tiveram a coragem de se confrontar com Ele. Daquela Sexta-feira Santa até o último dia da história da humanidade, Jesus Crucificado exercerá uma força de salvação para todos os que, em qualquer parte do mundo, tiverem a coragem de não desviar dele o olhar. "Atrairei todos a mim" (Jo 12,32).
-------------
..........A cruz foi introduzida na pereggrinação da JMJ no Ano Ano Santo da Redenção que a Igreja vivenciou em todo o mundo, desde a Semana Santa de 1983 até a Semana Santa de 1984. Nesse período, recordando os 1950 anos da Morte e Ressureição de Cristo, uma cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, em Roma. No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Bem-aventurado Papa João Paulo II deu essa cruz aos jovens como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.
-------
..........Ao entregar-lhes a Cruz naquela ocasião, o Bem-aventurado João Paulo II disse: "Meus queridos jovens! Na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo. Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a Salvação e a Redenção. (isto foi ek Roma, no dia 22 de abril de 19840. Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a Cruz ao Centro São Lourenço, que se convertou em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
--------
..........Em 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo através da Europa, além da Cortina de ferro, e por locais das Américas, Ásia, África, Austrália, estando presente em ca cada celebração internacional da JMJ. Em 1994 a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada pelas dioceses do país-sede de cada JMJ internacional, como meio de preparação espiritual para o grande evento.
----
..........A cruz, desde aquela qie traçamos sobre nós mesmos ao invocamos a Santíssima Trindade cada manhã, a cruz com a qual iniciamos a oração do rosário professando nosso fé católica, a cruz presente em nossos lares e em tantos ambientes públicos...até a Cruz da JMJ, é sempre o sinal do Amor de Deus por nós em Cristo, que por nós deu a sua vida e ressuscitou vitorioso sobre a morte, o pecado e o mal.
------
..........Se persistimos em olhar para Jesus Crucificado e ressuscitado, tanto mais seremos por Ele atraídos. Se persistirmos em falar e comunicar o Mistério de Jesus Crucificado e Ressuscitado, ajudaremos muitas pessoas a se decidirem a se deixar atrair por ele.
--------
..........Se persistirmos em testemunhar com nossos sofrimentos vividos no amor a Jesus, Crucificado e Ressuscitado, a começar pelos nossos mais próximos, muitos de todas as idades se deixarão atrair por Ele.
----
"Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12,32).
"Enraizados e edificados em Cristo", vamos prosseguir "Firmes na fé"
(Col 2,7).

----
Pe.Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual
----
Em Cristo
Dani & Leka

Nenhum comentário: