10 de abr. de 2011

Palavra de Vida - Abril de 2011


“Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele. Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças”. (Col 2, 6-7).

Esta é a palavra escolhida pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI para a 26ª Jornada Mundial da Juventude a ser celebrada em Madri, capital da Espanha, de 16 a 21 de agosto próximo.
É apresentada resumida assim: ”Enraizados e edificados nele (Cristo)... firmes na fé”. (Col 2,7).
A mensagem do Santo Padre apresenta, assim, o tema que será a base para a espiritualidade das peregrinações dos jovens de todo o mundo, que vão celebrar esta Jornada Mundial em Madri ou nas suas dioceses. Dela nasce o estilo de vida dos peregrinos que, na imensa maioria, serão jovens.
Todos somos chamados a tratar das raízes da nossa fé e da edificação de nosso modo de ser e de viver em Cristo.
Desde agora, o mês da Páscoa, vamos exercitar-nos em nossa fé e vida, enraizados e edificados em Cristo. Os últimos dias da Quaresma e da Campanha da Fraternidade e os primeiros dias do tempo da Páscoa, ajudarão a todos os cristãos a procurarem a saúde das raízes da fé, através dos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia e a aprofundarem mais os alicerces da fé com a Palavra de Deus tão abundante nesses dias em que celebraremos o Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo e o nosso mistério pascal enraizado e fundado no mistério de Nosso Senhor e Salvador. De nossa Arquidiocese partirão muitos jovens peregrinos, assessorados por casais e um ou outro sacerdote. O mesmo vai acontecer em muitas Dioceses e Arquidioceses do Brasil. Entre os peregrinos do Brasil estaremos nós: um grupo de polens. Eles irão em nosso nome, como nossos representantes. Isto nos alegra e nos motiva a ajudá-los em sua viagem e participação na 26ª Jornada Mundial da Juventude.
Se o fizermos, as nossas raízes e os fundamentos da nossa fé ganharão mais profundidade e firmeza. Nós sabemos em quem acreditamos. “Sei em quem acreditei” (2 Tim 1,12).
Da mensagem do Santo Padre, colhemos alguns aspectos, dos quais salientamos três para este mês. Nos meses seguintes traremos outros.

1) Lembranças de Sydney (Austrália)
Penso com freqüência na Jornada Mundial da Juventude de Sydney de 2008. Lá vivemos uma
grande festa da fé, durante a qual o Espírito de Deus agiu com força, criando uma comunhão
intensa entre os participantes, que vieram de todas as partes do mundo. Aquele encontro,
assim como os precedentes, deu frutos abundantes na vida de numerosos jovens e de toda a igreja.

2) As aspirações da juventude
Em todas as épocas, também nos nossos dias, numerosos jovens sentem o desejo profundo de
que as relações entre as pessoas sejam vividas na verdade e na solidariedade. Muitos manifestam a aspiração por construir o verdadeiro amor, por fundar uma família unida, por alcançar uma estabilidade pessoal e uma segurança real, que possam garantir um futuro sereno e feliz.

3) Criados para o Infinito
Faz parte do ser jovem desejar algo mais do que a vida quotidiana regular de um emprego seguro e sentir o anseio pelo que é realmente grande.
Trata-se apenas de um sonho vazio que esvaece quando nos tornamos adultos? Não, o homem é
verdadeiramente criado para aquilo que é grande, para o infinito. Qualquer outra coisa é insuficiente. Santo Agostinho tinha razão: o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti. O desejo da vida maior é um sinal do fato que foi Ele quem nos criou, de que temos a Sua “marca”. Deus é vida, e por isso todas as criaturas tendem para a vida; de maneira única e especial a pessoa humana, feita à imagem de Deus, aspira pelo amor, pela alegria e pela paz.

“Assim como acolhestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele. Continuai
enraizados nele e edificados sobre ele, firmes na fé, tal qual nos foi ensinado, transbordando em ação degraças” (Col 2,6-7).
À luz desta Palavra de Vida vamos viver bem a Semana Santa! Iniciemos já no dia 10 seguindo os passos do Senhor. Nos dias 16 e 17, o Domingo de Ramos (com a Vigília da Juventude dia 16, a partir da Santa Missa às 18h15), na Catedral.
Sigamos Jesus no Tríduo Pascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo com a Solene Vigília Pascal) e com o Domingo de Páscoa. Façamos destes dias um retiro espiritual!
Vamos continuar caminhando com Jesus! “Enraizados e edificados nele, firmes na fé, transbordando em ação de graças!” (Col 2, 6-7).

Pe. Pedro A. Martendal
Diretor Espiritual

Nenhum comentário: