2 de out. de 2011

Palavra de Vida - Outubro de 2011

“Como o Pai me enviou, também Eu vos envio” (Jo 20,21)

Está é a “Palavra-fonte” da mensagem do Santo Padre, o Papa Bento XVI, para o Dia Mundial das Missões que, neste ano, é o dia 23 de outubro. É o 85º Dia Mundial das Missões. A origemdesse dia, dentro do mês de outubro, que é um mês escolhido para a conscientização missionária de todos os católicos, deve-se ao Papa Pio XI. “Como o Pai me enviou, também Eu vos envio” (Jo 20,21).

No contexto do Evangelho escrito pelo Apóstolo e Evangelista São João (Jo 20, 19-23), esta palavra: “Como o Pai me enviou, também Eu vos envio”,revela o profundo desejo de Jesus ressuscitado, “ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana”... (Jo 20,19); daquele primeiro domingo, quando Jesus Ressuscitado apareceu aos discípulos que estavam reunidos no cenáculo, com as portas fechadas por medo dos Judeus. Jesus Ressuscitado entrou e disse-lhes: “A paz esteja convosco” Como o Pai me enviou, também Eu vos envio” (Jo 20,21).O desejo de Jesus era que os seus discípulos se sentissem revestidos da sua mesma autoridade e missão de evangelizar e salvar. “Por ocasião do Jubileu do ano 2000, o Venerável Papa João Paulo II, no início de um Novo Milênio da era cristã, reiterou com força a necessidade de renovar o anúncio do Evangelho, com “o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora” (Carta Apostólica Novo Millenno Ineunte, 58); Introdução da mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões.

Enviar quer dizer: dar ordens para caminhar: Jesus recebeu asordens do Pai para caminhar entre os homens. De Jesus recebemos a mesma ordem de caminhar. Ele, obedecendo ao Pai, veio no mundo e, trouxe consigo a mensagem, o estilo de vida do céu para nós. A mesma mensagem e o mesmo jeito de viver. Jesus entregou a nós quando nos disse: “Como o Pai me enviou, também Eu vos envio” (Jo 20,21).

O pólen das flores transmite a vida da sua flor. Então a espécie tem continuidade. O pólen do Movimento Pólen parte em direção das pessoas, com a vida de Deus a transmitir. Isto é evangelizar. Mas, é preciso partir. É preciso deixar-se enviar. É necessário ter a consciência de ser missionário. O pólen das flores que resiste em permanecer na flor, morre com a flor. Quem é enviado e resiste em não partir, não transmite a vida de Deus.

-“Evangelizar” é o serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade e a cada pessoa individualmente...” (Bento XVI)

“A missão -renova a Igreja,

-revigora a sua fé e sua identidade,

-dá a ela novo entusiasmo e novas motivações.

É doando a fé, que ela se fortalece” (João Paulo II, Carta Encíclica Redemptoris Missio, 2).

-Não é esta a experiência que temos feito em cada um dos 40 anos de nosso Movimento?

Vamos perseverar na Missão de transmitir o Evangelho!

Muitas famílias esperam por nós!

Muitos jovens desejam o nosso testemunho; o nosso convite!

Muitas crianças nos observam e querem participar da nossa alegria!

Muitos pobres sabem que temos a possibilidade de ajudá-los a viverem uma vida digna!

Outros povos nos acolherão de braços abertos se nos decidirmos a partir e ir ao encontro deles com o Evangelho, a oração e a nossa decisão de amar e servir!

“Como o Pai me enviou, também Eu vos envio”! (Jo 20,21).

Convido a todos a fazerem a Novena Missionária com familiares, amigos e vizinhos, seguindo o roteiro da CNBB: Missão na Ecologia, aproveitando o livreto da novena missionária e o DVD da mesma.

Convido a todos a irem reunindo durante o mês de outubro, uma ajuda financeira para a Coleta do Dia Mundial das Missões (22 e 23 de outubro);

Aproveitemos todas as oportunidades para rezar pela Obra Missionária da Igreja.

“Como o Pai me enviou, também Eu vos envio”! (Jo 20,21)

Pe. Pedro Adolino Martendal

Diretor Espiritual




Nenhum comentário: