14 de jul. de 2011

Palavra de Vida - Maio de 2011

-----
"Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele" (Cl 2,6).
------
..........Diversos são os motivos que nos levam novamente à carta de São Paulo aos Colossenses. Desta vez, ao capítulo 2,, versículo 6. "Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele". O primeiro motivo é por ser a fonte da Palavra orientadora da 26º Jornada Mundial da Juventude. " Enraizados e edificados n´ele....firmes na fé" (Cl 2,7).
-------
..........Segundo, por ser uma palavra pascal. Ela nos lembra, neste Tempo Pascal, os discípulos de Emaús que depois da sua crise de fé, receberam a graça de reencontrar-se como o Cristo Ressuscitado na estrada de Emaús (Lc 24,13-35). Sem saber, num primeiro momento, continuaram caminhando com ele. Jesus Ressuscitado tornou a iniciativa de revelar-se a eles.
--------
..........Terceiro: continuar caminhando com Jesus Ressuscitado é o que importa a todos os pólens que, nesses 40 anos da nossa existência, acolheram, de alguma forma, o Cristo Jesus.
-------
..........Continuar levando as raízes da nossa fé no Evangelho e na Doutrina da Igreja Católica é decisivo para a nossa fidelidade a Cristo e à Igreja e a nossa perseverânca na fé e no amor a Deus e à Igreja. A vivência da nossa Mística vai levando as raízes da nossa fé e do nosso amor a Deus a penetrarem fundo em nossa razão, vontade e coração. As tempestades ameaçam arrancar as árvores da floresta. Quanto mais profundas as raízes, porém, mais resistem á violência dos ventos. As raízes geralmente são ocultas. Crescem terra adentro em busca de água e alimentos, assim como os ramos sobem à procura de ar e de luz.
-----------
..........Na mensagem de Bento XVI aos jovens, trata das "Raízes necessárias para a nossa fé no caminhar com Jesus Cristo."
--------
..........Vós sois o futuro da sociedade e da Igreja! Como escrevia o apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Colossos, é vital ter raízes, bases sólidas! e isto pe particularmente verdadeiro hoje, quando muitos não têm pontos de referência estáveis para construir a sua vida, tornando-se assim profundamente inseguros. O relativismo difundido, segundo o qual tudo equivale e não existe verdade alguma, nem qualquer ponto de referência absoluto, não gera a verdadeira liberdade, mas instabilidade, desorientação, conformismo às modas do momento. Vós jovens tendes direito de receber das gerações que vos precedem pontos firmes para fazer as vossas opções e construir a vossa vida, do mesmo modo como uma jovem planta precisa de um sólido apoio para que as raízes cresçam, para se tornar depois uma árvore robusta, capaz de dar fruto. (Mensagem de Bento XVI para o D.M.J)
-----
..........Enraizados e fundados em Cristo: Para ressaltar a importância da fé na vida dos crentes, gostaria de me deter sobre cada uma das três palavras que São Paulo usa nesta sua expressão: Enraizados e fundados em Cristo....firmes na fé (Cl 2,7). Nela podemos ver três imagens enraizado recorda a árvore e as raízes que a alimentam , fundados, refere-se à construção de uma casa, firme, evoca o crescimento da força física e moral.Trata-se de imagens muito eloquentes. Antes de as comentar, deve-se observar simplesmente que nos texto original as Três palavras, sob o ponto de vista gramatical, estão no passivo: isto significa que é o próprio Cristo quem toma a iniciativa de radicar, fundar e tomar firmes os crentes (mensagem de Bento XVI para o D.M.J).
--------------
..........A vivência da nossa Palavra de Vida de Maio leva-nos observar se, de fato, acolhemos Cristo Jesus em nós mesmos como a Virem Maria o acolheu na Encarnação, em Nazaré da Galiléia: na Paixão e Morte:na Ressureição e Ascensão, em Jerusalém.
--------
..........Leva-nos também a acertar o nosso passo com os passos de Jesus Ressuscitado, vivendo os acontecimentos deste mês, especialmente o Retiro de Casais Pólens em 20-21 e 22 de Maio; a 49ª Assembléia Nacional da CNBB; a Beatificação do Papa João Paulo II em 1º de Maio; a nossa preparação para o retiro de Aprofundamento em 16-17 e 18 de junho; a nossa preparação para a Jornal Mundial da Juventudde e a Celebração dos 40 anos do Movimento Pólen, com Alegria Pascal, pois " Assim como acolhestes o Cristo Jesus (Ressuscitado), o SENHOR, continuai caminhando com ele" (Cl 2,6).
-------
Pe.Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual
-----
Em Cristo
Dani & Leka





Nenhum comentário: