5 de ago. de 2011

Palavra de Vida - Agosto de 2011


A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu (Jo 19,26-27).

----------“Jesus ao ver sua mãe e ao lado dela o discípulo que ele amava, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe’. “A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu (Jo 19,26-27).

----------Chegamos ao mês de agosto de 2011: mês em que recordamos, agradecidos a Deus, o nosso primeiro retiro básico, que aconteceu de 26 a 28 de agosto de 1971 na Casa de Retiros, no Morro das Pedras. Naqueles dias, iniciou-se, silenciosamente, um caminho espiritual que completa 40 anos. Neste caminho sempre estiveram presentes à nossa frente a Cruz com Jesus Crucificado e Ressuscitado e Maria Santíssima.

----------Os dias de agosto que completam os 40 anos do nosso caminho são quase os mesmos da 26º Jornada Mundial da Juventude em Madrid, de 16 a 21 de agosto. Alguns polens, com outros jovens da nossa Arquidiocese estarão lá, juntando-se aos milhares de jovens e líderes de Pastoral da Juventude de mais de cem países do mundo.

----------À frente deles estarão a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora. Aproveitemos este Kairós (tempo de graça) para acolhermos, com amor filial renovado a pessoa da Virgem Maria em nossa vida! Assim, como o apóstolo São João, sintamo-nos comprometidos com o voto de confiança que Jesus depositou em nós quando, momento antes de sua morte, disse: “Filho, eis aí a tua mãe”.E como São João vamos levar, todos os dias, a mãe de Deus lembrada no ícone de Maria da JMJ, “Para o que é nosso”, isto é, a nossa vida de fé católica, enraizada e fundada em Jesus Cristo.

----------O que temos de mais “nosso” para nele acolhermos a Mãe de Jesus lembrada no ícone da JMJ? Certamente o que temos de mais pessoal é o nosso coração desejoso de corresponder ao amor que Nosso Senhor Jesus Cristo Tem por nós.

----------Amar Nossa Senhora é vital para nós. Foi ela quem nos trouxe Jesus, nosso Divino Salvador. Foi Jesus quem criou nela um vínculo de afeto maternal para conosco: “Mulher eis aí o teu filho” e de afeto filial em nós por ela: “eis a Tua Mãe” (Jo 19, 26-27).

Da Comunidade cristã, a Igreja em qualquer nível e manifestação é também a Mãe. É mestra e modelo das virtudes cristãs.”(Mística Pólen).

Amar Nossa Senhora é procurar ser cristão (discípulo –amigo –seguidor –companheiro –missionário –comprometido com a santificação e a salvação de cada ser humano) do jeito de Maria.”(Mística Pólen).

Aprendemos a ser cristão do jeito de Maria, principalmente, na escola da meditação diária dos ministérios do “Rosário”(Mística Pólen).

----------A contemplação do ícone da Mãe de Deus da JMJ nos ajuda a viver ao longo da nossa vida a atitude de amor filial a Maria Santíssima e de fidelidade batismal a Nosso Senhor Jesus Cristo: “A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu”; o que quer dizer também: em sua casa, em sua companhia, sob sua responsabilidade. (Jo 19,27).

Que experiência vamos fazer de amor a Nossa Senhora neste mês a qual celebraremos a assunção dela ao céu?

----------Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

----------“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora emdiante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)

----------O Papa Bento XVI, continuando o legado de seu predecessor, falou na cerimônia de entrega da Cruz e do Ícone da JMJ de um grupo de jovens alemães para uma delegação de jovens australianos no Domingo de Ramos de 2006. Então enfatizou porque o Ícone de Maria pertence à peregrinação da Cruz da JMJ.

----------Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valorizá-la e meditá-la em seu coração (cf. Lc 2,19) como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso “sim” ao Senhor, ao viver “a obediência da fé”. Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos à palavra de Deus”. (JMJ).

Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo.

----------Milhões de jovens nos últimos 20 anos participaram das Jornadas Mundiais da Juventude. Centenas de milhares mais participaram da graça do evento pelo seu encontro com a Cruz e o Ícone da JMJ. Esses símbolos são apresentados ao mundo de forma mais contundente pelos jovens que os levam não por alguns momentos ou horas, mas pelo exemplo de suas vidas cristãsdiariamente. Você é convidado a fazer o mesmo! (JMJ)

A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu”. (Jo 19,26-27)

Pe. Pedro Adolino Martendal

Em Cristo

Dani & Ale

Nenhum comentário: