3 de set. de 2011

Palavra de Vida - Setembro de 2011

"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós.

Permanecei no meu amor!” (Jo 15, 4.9)

------

----------Esta Palavra foi acolhida na parábola da videira (Jo 15, 1-17). Ela nos traz duas verdades fundamentais da nossa espiritualidade cristã: 1ª verdade: pelo sacramento do Batismo fomos enxertados na videira da santidade e salvação cujo tronco é Jesus Cristo, Filho de Deus Pai, o nosso Divino Agricultor. O enxerto em Cristo através do Sacramento do Batismo, permanece ao longo da nossa existência terrena por meio da nossa fé “enraizada em Cristo”(Col 2,7)e da nossa vida de fé “edificada sobre Jesus Cristo”(Col 2,7), que é o único fundamento. “De fato, ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que já está colocado: Jesus Cristo (1Cor 3,11). “Permanecei em mim...” (Jo 15,14)

-------]

----------2ª verdade: Nossa ligação de fé com Cristo, Filho de Deus, não pode ser apenas racional. Deve ser também uma ligação de amor. “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9)

------

----------Celebrando os 40 anos do Movimento Pólen, precisamos observar se estamos de fato, unidos a Cristo permanentemente e, se de fato o que nos une a Ele é a nossa fé n’Ele e o nosso amor por Ele.

-------

----------“Permanecei em mim! Permanecei no meu amor”. Precisamos saber dar as razões da nossa fé cristã, saber argumentar, falar sem medo e testemunhar sem receios a nossa fidelidade ao Evangelho, à Cristo e à Igreja. Isto exige o estudo da nossa fé, o exercício contínuo de nossa fé, desde a proclamação diária do credo católico e apostólico até o martírio contínuo da fidelidade a Jesus Cristo. A nossa fé tem conseqüências ao longo detoda nossa vida. Conseqüências de santificação e salvação em nós e em muitas pessoas que encontramos pelo caminho.

---------

----------O nosso Papa Bento XVI, em seu ensinamento durante a JMJ alertou sobre a cultura atual que, em geral, não favorece a fé cristã, pelo contrário procura desconhecê-la; questioná-la e julgá-la desnecessária e até prejudicial ao progresso da humanidade.

---------

----------Esta mentalidade anticristã e ateia está penetrando todos os ambientes.

----

----------Aos jovens, durante a Vigília de 20/08/11, enquanto todos enfrentavam umatempestade de vento e chuva no Aeródromo de Cuatro Vientos, onde aconteceram grandes celebrações da JMJ, Bento XVI disse:

--------

----------1 –“Deus nos ama! Esta é a grande verdade da nossa vida e que dá sentido a tudo em nossa existência. Deus é amor”.

---------

----------2 –“Não somos fruto do acaso ou da irracionalidade, pois na origem de nossa existência há um projeto de amor de Deus”.

------

----------3 –“A fé não é a simples aceitação de algumas verdades abstratas, mas sim uma relação intima com Cristo”.

--------

----------4 –“Devemos propor com coragem e humildade o valor universal de Cristo”.

------

----------5 –“Não tenhais medo do futuro, nem do mundo, nem da vossa debilidade”. “Não vos deixeis amedrontar por um ambiente onde se pretende excluir Deus”.

----

----------6 –“Convido-vos a pedir a Deus que vos ajude a descobrir a vossa vocação na sociedade e na Igreja”.

------

----------7 –“Rezo por vós com toda a alma e suplico-vos que rezeis também por mim”.

--------------

----------Permaneçamos unidos a Cristo! Correspondamos ao seu amor! Cultivemos muitos gestos palavras e atitudes de gratidão pelos 40 anos e às vésperas do 54º RetiroBásico do Movimento Pólen.

Pe. Pedro Adolino Martendal

Diretor Espirtual

Em Cristo
Dani & Leka


Nenhum comentário: