21 de abr. de 2009

PALAVRA DE VIDA - Abril


Palavra de Vida Abril de 2009

“O Pai do Céu faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz
cair a chuva sobre justos e injustos”. (Mt 5,45)

O amor do Pai do Céu é voltado para todos os seus filhos. Em nossa arte de amar as pessoas, somos chamados a querer bem a todos, através de gestos concretos de amor fraterno.
“Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos (pecadores) não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.” (Mt 5, 46-48)
“Amar a todos” é a primeira atitude a ser cultivada e treinada na Arte de Amar na medida alta do Amor de Cristo: “Como eu vos amei” (Jo 15,12)
Quem são os “todos” que o Pai do Céu ama e quer que nós amemos também?
· São os mais distantes de nós na geografia: chineses, vietnamitas, japoneses... por exemplo. Os mais próximos de nós na geografia, como nossos familiares, nossos vizinhos e amigos...
· São os que são diferentes de nós, porque pensam diferente, porque crêem diferente de nós.
· São os que não nos aceitam, os que nos criticam e nos combatem.
· Os que vemos uma única vez na vida...
Amar a todos quer ainda dizer: “o simpático e o antipático, o bonito e o feio, o rico e o pobre, o adulto e a criança, o jovem e o idoso...” todos a perder de vista.
Vamos, neste mês do final da Quaresma, do Tríduo Pascal, da Solenidade da Páscoa da Ressurreição de nosso Senhor e doTempo Pascal, dar o melhor de nós mesmos, na arte de amar a todos, como Deus Pai que faz nascer o sol para todos e cair a chuvapara todos os seus filhos bons e maus, gratos e ingratos.
Amar a todos sem distinção de pessoa é ainda um sinal visível de nossa fé em Jesus Ressuscitado.
Pe. Pedro Martendal, Diretor espiritual

Nenhum comentário: