9 de mar. de 2010

Palavra de Vida – Janeiro de 2010

Mestre! Onde moras?” (Jo 1,38)

Vinde e vede” (Jo 1,39)

Há pouco, no mundo inteiro,a Igreja celebrou o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como filhos da Igreja, fizemos um caminho de preparação, à luz da Palavra dos Anjos: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados” (Lc 2,14). A preparação, no tempo do Advento, levou-nos a encontros de louvor, agradecimento e adoração com o nosso Divino Salvador. Saímos à sua procura, como os pastores dos campos de Belém e o encontramos na celebração da Sagrada Eucaristia e na vida de tantos discípulos missionários que antes de nós, o encontraram.

O encontro pessoal com Jesus exerce, sobre a pessoa que o encontra, um encanto, um arrebatamento, um desejo irresistível de procurá-lo e de conhecer a Boa Nova que Ele nos trouxe do Céu e, segui-lo. Foi o que aconteceu com os pastores dos campos de Belém e os Magos que vieram do Oriente, orientados por uma estrela.

A Palavra de Vida “Mestre! Onde moras?” “Vinde e vede” (Jo 1,38), (Jo 1,39) comprova-nos que esta é a relação de Mestre e discípulo missionários que se estabelece partir do encontro pessoal com Nosso Senhor.

João e André eram dois discípulos de João Batista. Este mostrou-lhes Jesus que passava dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus!”.

O anuncio de João Batista e o primeiro olhar de João e André em Jesus, foi o suficiente para haver um arrebatamento. Ambos foram ao encontro de Jesus.; um deles perguntou: “Mestre onde moras?” Jesus lhes respondeu: “Vinde e vede” (Jo 1,28-29).

Ambos aceitaram o chamado, e foram nas pegadas do Mestre e, viram (comprovaram) onde Ele morava. Esse encontro foi determinante na vida de André e João. Depois do encontro não se sentiam mais os mesmos. Algo novo havia acontecido. Perceberam que deviam seguir Jesus e ser seus discípulos. João registrou a hora do encontro e conquistou seu irmão Tiago. André, relatou o seu encontro como Mestre, ao seu irmão Simão (Pedro) e o levou a Jesus.

Este é o caminho do pólen:

  • Acolher o anúncio, ir à procura de Jesus, a exemplo dos pastores, dos magos, de João e André.

  • Deixar-se encantar e arrebatar pela Boa Nova de Jesus.

  • Tornar-se discípulo missionário Dele.

  • Ir ao encontro de muitos outros, contar-lhes a experiência de encontro pessoal e motivá-los a fazer o mesmo caminho.

  • O ano de 2010, que iniciamos, sob o olhar materno da Mãe de Deus, nos oferecerá muitas oportunidades, para treinarmos o discipulado missionário que o Movimento Pólen, em sintonia com a Igreja, nos propõe a ser!

Mestre! Onde moras?” “Vinde e vede”.

Vamos aproveitar todas as oportunidades!

Pe. Pedro A. Martendal

Diretor Espiritual
Em Cristo
Dani & Leka

Nenhum comentário: