29 de mai. de 2016

Palavra de Vida - Janeiro e Fevereiro de 2015


“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5, 8)

          No período de 25 de julho a 1º de agosto de 20 6 acontecerá, se Deus quiser, em Cracóvia (Polônia)a próxima Jornada Mundial da Juventude: XXIX JMJ. Até lá os jovens católicos de todo o mundo estão sendo convidados a viverem aMisericórdia de Deus como um programa de vida que nos levará a todos a viver aMisericórdiade Deus, conforme o Sermão da Montanha narrado pelo evangelistaSão Mateus (Mt 5, 6 e 7, especialmente as Bem aventuranças Mt 5,1 -12).
Nós, no Movimento Pólen, somos convidados a andar neste caminho de evangelização, catequese, discipulado, missão e seguimento de Nosso Senhor Jesus
Cristo.
Em janeiro e fevereiro deste ano de 2015, entremos juntos na bem-aventurança da pureza do coração.

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5, 8)

Na JMJ no Rio de Janeiro, o Papa Francisco já havia pedido que a Juventude subisse a montanha com o Senhor e fosse se apropriando dos ensinamentos do Divino Mestre para viver uma vida verdadeiramente feliz. São oito as bem aventuranças do Sermão da Montanha. São oito os caminhos que apontam para a felicidade que todo ser humano procura e é convidado a encontrar.

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5, 8)”

As Bem-aventuranças de Jesus são portadoras de uma novidade revolucionária, de um modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pelos “mass media”, pelo pensamento dominante. Para a mentalidade do mundo, é um escândalo que Deus tenha vindo para se fazer um de nós, que tenha morrido numa cruz. Na lógica deste mundo, aqueles que Jesus proclama felizes são considerados “perdedores”, fracos. Ao invés, exalta-se o sucesso a todo o custo, o bem-estar, a arrogância do poder, a afirmação própria em detrimento dos outros.” (Mensagem do Santo Padre Papa Francisco, em 13 de Abril de 2014).

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5, 8)

“Puros de coração” são todos os que desalojaram de seu coração os pecados graves e, consequentemente procuram viver em “estado de graça”, em estado permanente de luta para orientar-se pelos Dez mandamentos das Leis de Deus; pelos mandamentos da Lei da Igreja e suas orientações de Mãe e Mestra; pelos ensinamentos do Nosso Divino Mestre; pela Palavra de Deus.
A pureza do coração é garantida pelo exercício e a disciplina da pureza dos nossos sentidos em constante obediência à Vontade de Deus.

“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5, 8)

Ver Deus face a face é a suprema felicidade.

Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual

Nenhum comentário: