30 de nov. de 2011

Oração da Benção no Jardim de Jesus

Imagine o jardim mais belo que você conhece. Nesse jardim iluminado, sentado na grama, com várias ovelhinhas perto, está Jesus. Ele está esperando você. Entre como criancinha, com menos de cinco anos, e vá ao encontro de Jesus. Abrace Jesus e sente no seu colo. Fale com Ele seus problemas e escute o Senhor falar. Abrace Jesus.

Senhor, a Tua Palavra diz que, em Teu Nome, devo abençoar as pessoas: as que amo, aquelas que ainda não consigo amar, e aquelas pelas quais o Senhor me pede para interceder.

Eu sei, Jesus, que a bênção é fruto do Teu amor dentro de mim e agindo através de mim. Por isso, eu agora Te peço: enche o meu coração com o Teu amor para que todas estas pessoas sejam atingidas, agora, por Teu amor.

Sim, Senhor, creio que neste momento o Teu amor está me plenificando, e com este amor posso agora abençoar: Senhor, que a Tua bênção, durante esta Novena, restaure o coração do(a)... e o(a) encha de amor e paz, e de todos os bens que Te agrade a ele(a) conceder.

Em nome do(a) ... eu abençôo todas as pessoas que dele(a) guardaram rancor e mágoa, e também as perdôo por todo mal que possam ter feito contra...

Eu abençôo, em teu Nome, (sinal da cruz) Senhor Jesus Cristo, tudo que o(a) cerca: sua casa, seu trabalho, seus empreendimentos, seus entes queridos e todos os bens que lhe destes.

Por esta bênção, Senhor, eu Te agradeço. E agora, Jesus, peço-Te que nos abençoes e nos capacite a viver sob as Tuas bênçãos.

Ó Maria Imaculada, medianeira de todas as graças, confirma em nós as bênçãos do Senhor! Amém!

Divino Espírito Santo, iluminai-nos! (3x)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

28 de nov. de 2011

Deus e Nós

Quando um sonho se desfaz Deus reconstrói.
Quando se acabam as forças Deus renova.
Quando é inevitável conter as lágrimas Deus dá alegria.
Quando não há mais amor Deus o faz nascer.
Quando a maldição é certa Deus transforma em bênção.
Quando parece ser o final Deus dá novo começo.
Quando a aflição quer persistir Deus nos envolve com a paz.
Quando a doença assola Deus é quem cura.
Quando o impossível se levanta Deus o torna possível.
Quando faltam as palavras Deus sabe o que queremos dizer.
Quando tudo parece se fechar Deus abre uma nova porta.
Quando você diz: não vou conseguir – Deus diz: Não temas, pois estou contigo!
Quando o coração é machucado por alguém Deus é quem derrama o bálsamo curador.
Quando não há possibilidade Deus faz o milagre.
Quando só há morte Deus nos faz persistir.
Quando a noite parece não ter fim Deus faz nascer o amanhecer.
Quando caímos num profundo abismo Deus estende sua mão e nos tira de lá.
E quando o calor da provação é grande Deus dá a sombra da sua presença.
Quando o inverno parece infinito Deus traz o verão.
E quando não existe mais fé Deus diz: Creia e tudo será transformado.
Quando alguém diz que não somos nada Deus nos diz que somos mais que vencedores.
E quando difícil se torna o caminhar Deus nos carrega no seu colo.
Toda nossa vida tem que estar nas mãos de Jesus, querendo que isso aconteça é necessário abrirmos o coração para sua misericórdia.

27 de nov. de 2011

PREPAREMO-NOS PARA A CHEGADA DO MENINO


24 de nov. de 2011

Felicidade

Levantei chateado já pensando nos inúmeros problemas que tinha para resolver, um gosto amargo na boca, dores pelo corpo e uma angústia esquisita me invadia a alma... (quantas vezes nos sentimos assim?). Parecia uma barata tonta, não tinha idéia por onde começar...

Quando saí, encontrei um dia maravilhoso, um sol "gostoso" iluminava um céu azul quase sem nuvens, e eu tive a impressão de que Deus queria falar comigo.

Continuei caminhando e nas árvores da praça dezenas de passarinhos cantavam alegres e disputavam alimentos com uma barulheira festiva, e senti que Deus queria falar comigo.

Mais à frente, vi um menino de, no máximo, 3 anos, com os braços esticados e nas pontas dos pés pulando para alcançar uma maçã no alto de uma árvore. Mesmo com todo o seu esforço, empenho e alegria, percebi que ele nunca iria conseguir alcançar aquela maçã.

Nesse momento, percebi também que nós somos iguais aquela criança. Também colocamos nossa felicidade, nossos melhores sonhos, em lugares tão altos como aquela maçã. Perseguimos frutos que não estão ao nosso alcance, e desprezamos o belo, as coisas boas que a vida nos oferece e nem damos a devida atenção.

Percebi então, quanto tempo estava perdendo fazendo coisas que eu julgava ser o melhor, bens matérias, status e prestígio. Só então compreendi que encontramos a felicidade onde está o nosso coração. A felicidade é como um tesouro valioso encontrado, pois, “Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração”. (Mateus 6,21). E neste dia eu ouvi Deus...

Jesus quer que ouçamos a sua voz suave e firme nos direcionando pelo melhor caminho a seguir. Basta abrirmos o coração e deixar que Seu amor nos leve aonde quiser....

21 de nov. de 2011

Persistência

Um padre conta aos fiéis, em uma de suas homilias, na pequena igreja de sua cidade uma historinha simples e encantadora sobre o cachorro e a sua persistência em caçar uma raposa.

Que ao caçar uma raposa, o cachorro que a vê imediatamente se precipita em sua direção, mas a raposa é ágil e muito esperta, começa então uma busca desenfreada.

Os outros cães não viram a raposa, porém ouvindo os latidos do companheiro se põem a correr e a persegui-la também.

Capturar uma raposa não é algo muito simples, pouco a pouco cada um daqueles cães vão se cansando e desanimados ficam para trás.

Somente aquele cão que a viu é quem continua incansável na busca, até capturar a sua presa e trazê-la vitorioso entre os dentes.

A moral da historinha daquele antigo padre daquela igreja é também surpreendente: Não basta correr atrás de quem viu é preciso ver também. Somente quem vê consegue chegar até as últimas conseqüências, sem desanimar pelo caminho, sem voltar atrás.


19 de nov. de 2011

Lancem as Redes em Águas mais Profundas

Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas na margem do lago.

Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer . Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados.

Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

18 de nov. de 2011

Qual é o Seu Caminho

Um dia um bezerro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar ao seu pasto. Sendo animal irracional ele abriu uma tortuosa trilha cheia de curva, subindo e descendo colinas.

No dia seguinte outro animal que passava por ali usou a mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez do carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.

Mais tarde os homens começaram a usar este caminho, entravam e saiam, viravam a direita, a esquerda reclamando, até com um pouco de razão, mas não faziam nada para mudar a trilha.

Depois de tanto uso a trilha acabou virando estradinha, onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas a distância que poderia ser vencida em no máximo uma hora.

Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo. Posteriormente a avenida principal da cidade e logo transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares e milhares de pessoas seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro centenas de anos antes.

Os homens têm a tendência de seguir como cegos por trilhas feitas por outros, muitas vezes inexperientes e se esforçam a repetir o que os outros já fizeram.
Vamos mudar de caminho?

17 de nov. de 2011

O Furo no Barco

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta, pincéis e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Havia um vazamento, decidiu conserta-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque.

O pintor ficou surpreso: “Mas o senhor já me pagou pela pintura do barco!” – disse ele.

“Mas isso não é pelo trabalho de pintura é por ter consertado o vazamento do barco”.

“Mas senhor, foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar, certamente está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante”.

“Meu caro amigo você não compreendeu, deixe-me contar-lhe o que aconteceu.

Quando pedi a você que pintasse o barco esqueci de mencionar o vazamento, o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento, quando voltei e notei que haviam saído com o barco fiquei desesperado, pois me lembrei de que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então examinei o barco e constatei que você o havia consertado. Percebe agora o que você fez? Você salvou a vida dos meus filhos, eu não tenho dinheiro suficiente para pagar-lhe pela sua pequena boa ação”.

14 de nov. de 2011

Também Passa

Havia certa vez um rei sábio e bom que já se encontrava no fim de sua vida.

Certo dia pressentindo a chegada da morte chamou seu único filho que o sucederia no trono, tirou do dedo um anel e o deu dizendo:” Meu filho, quando for rei leva sempre contigo este anel. Nele há uma inscrição, quando estiveres vivendo situações extremas, de glória ou de dor, tira e lê o que há nele”.

O rei morreu e o seu filho passou a reinar em seu lugar sempre usando o anel que o pai deixara. Passado algum tempo surgiram conflitos com um reino vizinho que acabaram culminando numa terrível guerra.

O jovem rei, a frente de seu exército, partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha seus companheiros lutavam bravamente, mortos, feridos, tristeza, dor. O rei lembra-se do anel, tira-o e lê a inscrição: Isso também passará!

E ele continuou a luta, perde batalhas, vence outras, mas ao final saiu vitorioso.
Retorna então ao seu reino e coberto de glória entra em triunfo na cidade. O povo o aclama.

Neste momento ele se lembra de seu velho e sábio pai, tira o anel e lê: Isso também passará!

Todas as coisas na terra passam, os dia de dificuldades passarão, passarão também os dias de amargura e solidão, as dores, as lágrimas, as frustrações que nos fazem chorar, um dia passarão.

Os dias de glória, de triunfo em que nos julgamos maiores e melhores do que os outros, igualmente passarão.

Essa vaidade interna que nos faz sentir como o centro do universo um dia passará.

Dias de tristeza, dias de felicidade são lições necessárias que na terra passam deixando em nosso coração as experiências acumuladas.

Se hoje para nós é um dia desses repletos de amargura paremos um instante.
Com o coração entregue a Deus ouçamos Ele nos dizer: Isso também passará!

"Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus". (Romanos 8)

11 de nov. de 2011

Você Sabe Amar

V ocê sabe amar ?

Eu estou aprendendo.

Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam, quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.

É difícil aceitar as pessoas assim como elas são, Não como eu desejo que elas sejam,

É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo.

Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar,

Escutar com os olhos e ouvidos, Escutar com a alma

E com todos os sentidos.

Escutar o que diz o coração, O que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas.

Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras Corriqueiras, superficiais;

Descobrir a angústia disfarçada, A insegurança mascarada, A solidão encoberta.

Penetrar o sorriso fingido, A alegria simulada, a vangloria exagerada.

Descobrir a dor de cada coração.

Aos poucos, estou aprendendo a amar.

Estou aprendendo a perdoar pois o amor perdoa, lança fora as magoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravaram no coração ferido.

O amor não alimenta magoas com pensamentos dolorosos.

Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração.

O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração.

Passo a passo,

Estou aprendendo a perdoar , a amar .

Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas, valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos,

Estou aprendendo a ver, nas pessoas a sua alma, e as possibilidades que Deus lhes deu.

Estou aprendendo, mas como é lenta a aprendizagem!

Como , é difícil amar, amar como Cristo amou!

Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo...

Aprendendo a pôr de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição, meu orgulho

Quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém!

Como é duro amar!!!

9 de nov. de 2011

Quando Deus Fala

- O’ Deus, fale comigo – pediu um homem.

O sabiá começou a cantar, mas o homem não escutou.

- Meu Deus, fale comigo!
O trovão reboou no espaço, mas o homem não prestou atenção.

O homem olhou ao seu redor e pediu: Meu Deus, eu o quero ver!
Uma estrela brilhou no céu. Mas o homem não a viu.

O homem começou a gritar: Meus Deus, mostre-me um milagre!
Nasceu uma criança. Mas o homem não ouviu o palpitar da vida.

Então o homem começou a chorar e a se desesperar: Meu Deus, toque em mim para eu perceber que o Senhor está comigo!
Uma borboleta pousou suavemente no seu ombro. O homem espantou-a e continuou triste o seu caminho.

Lição para a vida: Até quando conservaremos fechados nossos olhos diante dos milagres que presenciamos todos os dias?

7 de nov. de 2011

A Fé e os Guarda-Chuvas

Grande seca numa região, longe daqui. Não chovia e não queria chover.

- Vamos rezar pedindo chuva, lembrou o vigário. Mas é preciso rezar com fé.
- Com fé e confiança – repetiram.

Todos os dias na missa acrescentava-se uma súplica pedindo chuva. Mas não vinha mesmo. Após uma dessas missas reclamaram com o vigário:
- O senhor disse que, se pedíssemos com fé, Deus mandaria chuva. Já são várias semanas de reza, e nada.

- Será que rezaram com fé? Se rezaram com fé, deveriam ter trazido o guarda chuva. Quem trouxe guarda-chuva, levante o braço!

- Ninguém levantou.

- Estão vendo? Tragam seus guarda-chuvas na próxima missa.

Até parece mentira. A chuva veio naquela mesma noite.

Lição para a vida: Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha “Sai daqui e lança-te ao mar”, ela obedeceria (Lc 17,6).

6 de nov. de 2011

O Momento Mais Importante

O escritor russo Tolstoi contou a história de um rei que foi fazer três perguntas a um famoso eremita:

- Qual o momento mais importante da minha vida? – O momento em que nasci? Quando recebi um diploma? Quando me casei?

- Quem é o homem mais importante para mim? – Meus pais? Meu professor? Jesus Cristo?

- Qual é a ação mais importante da minha vida? – Cumprir o meu dever? Minha profissão? Minhas obrigações domésticas?

Estas foram as respostas:
- É o momento presente.
- A pessoa que estiver na sua frente.
- Fazer algo de bom a quem com quem estou conversando.

5 de nov. de 2011

A Força do Evangelho

Um jovem elegante e rico entrou numa igreja. Não queria rezar. Queria apenas “ver o movimento” como se diz. Mas, à hora do evangelho, ele se deixou prender por estas palavras: “Ninguém pode servir a dois senhores. Ou amará o primeiro e odiará o segundo; ou seguirá o segundo desprezando o primeiro. É impossível servir a Deus e ao dinheiro... (Mt 6,24).

O rapaz ficou pensativo. Seu interior se abalou. Ou Deus ou o dinheiro. Não havia outra alternativa. Saiu da igreja e tomou a direção do deserto para rezar e fazer penitência. Lá ele viveu como eremita. Morreu com mais de cem anos.

Todos nós ouvimos falar dele. É Santo Antão, o pai dos eremitas e patriarca do Ocidente.

Palavra de vida: Com efeito, a Palavra de Deus é viva e eficaz. É mais penetrante do que uma espada de dois gumes (hb 4,11)

A Fileira de Zeros

Um rapaz foi, todo feliz, contar a São Felipe Néri que encontrara a noiva dos seus sonhos. O santo sacerdote, grande amigo da juventude, deu-lhe os parabéns e perguntou pelas qualidades da sua eleita. O rapaz foi enumerando:

- É muito rica. Pertence à alta sociedade.

Felipe escreveu um zero no papel. O rapaz não entendeu aquele zero. Talvez o padre estivesse rabiscando alguma coisa enquanto escutava. Continuou:

- É muito bonita. Um encanto de mulher.

São Felipe escreveu um zero atrás do primeiro.

O rapaz começou a ficar encabulado. Mas não comentou. E continuou:

- Está cursando Faculdade. Forma-se este ano.

Outro zero. E assim uma fileira de zeros a cada qualidade que o rapaz mencionava. “O que o padre quer dizer com tanto zero?” Arrematou dizendo:

- Minha noiva é muito religiosa e muito responsável.

São Felipe deu um suspiro de alívio e colocou o algarismo “1” na frente dos zeros. Agora sim, todas as qualidades da jovem adquiriram valor real.

Palavra de vida: Ninguém se iluda! ... pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus (1Cor 3,19)

Palavra de Vida - Novembro de 2011

“Pai Santo, guarda-os em teu nome; o nome que me deste,

para que eles sejam um, como nós somos um”. (Jo 17, 11b)

A Palavra de Vida que nos vai orientar no dia a dia do mês de novembro, é uma oração de Jesus: “Pai Santo, guarda-os em teu nome, para que eles sejam um, como nós somos um”.

Esta oração está dentro de uma longa oração, que Jesus dirigiu ao Pai no Cenáculo, pouco antes de ir ao Jardim das Oliveiras. É conhecida como oração sacerdotal de Jesus. Façamos nossa esta oração de Jesus pela unidade dos cristãos.

“Pai Santo, guardai-nos em vosso nome para que sejamos um como Vós,

Jesus e o Espírito Santo sois um”.

Era quinta-feira Santa. Já havia anoitecido. Jesus, minutos antes, havia instituído a Sagrada Eucaristia: Sacrifício da nova e Eterna Aliança e Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus. Sacramento fonte e ápice da unidade no amor com Deus e com o próximo. Quase ao mesmo tempo instituiu o Sacramento da Ordem.

“Pai Santo, guardai-nos em vosso nome para que sejamos um como Vós,

Jesus e o Espírito Santo sois um”.

No Jardim das Oliveiras, Jesus continuou em oração. Enquanto orava foi tomado de muita tristeza e angústia, a ponto de transpirar sangue (Lc 22, 39-44).

“Pai Santo, guardai-nos em vosso nome para que sejamos um como Vós,

Jesus e o Espírito Santo sois um”.

Foi também, nesse Jardim que, a exemplo do que acontecera no Paraíso (Gen 3, 1-7) consumou-se a traição de Judas (Jo 18, 3-9).

“Pai Santo, guardai-nos em vosso nome para que sejamos um como Vós,

Jesus e o Espírito Santo sois um”.

A impressão que nos pode dar é que a oração de Jesus pela unidade dos seus não deu certo.

De fato, o carisma da unidade é um dom que Deus dá a quem Ele quer, para o bem de muitos outros. Se este dom for acolhido e houver a participação de quem o recebe, aparecem os frutos da unidade. Do contrário não.

Em Adão e Eva, o não acolhimento da unidade com Deus Criador gerou medo e fuga de Deus, com um cortejo triste de outros males. Em Judas, a traição provocou nele mesmo o desespero que ele não conseguiu controlar.

“Pai Santo, guardai-nos em vosso nome para que sejamos um como Vós,

Jesus e o Espírito Santo sois um”.

Quais são os frutos da unidade que Jesus continua pedindo ao Pai para nós, seus amigos, seguidores e discípulos missionários? O primeiro fruto é o Espírito Santo. Depois, o entusiasmo evangelizador, a comunhão de fé, esperança e caridade na comunidade, a coragem para doar a vida pela causa da evangelização; as virtudes cristãs: humildade, mansidão, obediência, castidade, desapego dos bens supérfluos, alegria, paz, grandeza de alma, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, auto-domínio, prontidão para perdoar, amar e servir na vontade de Deus; fidelidade e perseverança; ternura, afeição na comunicação da mensagem do Evangelho.

“Pai Santo, guardai-nos em vosso nome para que sejamos um como Vós,

Jesus e o Espírito Santo sois um”.

Para vivermos a unidade na Comunhão com Deus, com a Igreja e com todas as pessoas, sem nunca desistir, necessitamos da guarda do Pai. “Pai Santo, guardai-os em vosso nome”. O seu olhar não desiste de nos acompanhar e guardar, de dia e de noite. E neste olhar providente e misericordioso precisamos nos sentir guardados, protegidos, acompanhados, seguros, todos os dias de nossa vida.

Mesmo se somos tentados, com freqüência, a desistir deste ideal e viver no individualismo, na competição e na rivalidade ou até nos abismos da violência, dos vícios, do sucesso material e econômico sem Deus, nas miragensdo prazer da carne e nas ilusões do poder.

Quantas vezes precisamos chamar pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, a exemplo da criança que chama pelo pai e pela mãe.

“Pai Santo, guardai-nos em vosso nome para que sejamos um como Vós,

Jesus e o Espírito Santo sois um”.

Pe. Pedro Adolino Martendal

Diretor Espiritual

Em Cristo

Dani & Leka