23 de jun. de 2010

Palavra de Vida - Junho 2010


--------“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
---
--------
No contexto da carta de São Paulo aos Romanos (à primeira geração de cristãos na cidade de Roma), a esperança que não decepciona é a esperança da glória de Deus; a esperança de ver a Santíssima Trindade face a face; a esperança de não se ter vivido em vão. Deus Pai e Filho e Espírito Santo é o nosso horizonte.
---
--------
Por que vivemos desta esperança? Porque “o Amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
---
--------
Quando o amor de Deus foi se derramando em nossos corações, íamos sendo tecidos no ventre de nossa mãe; tal qual cada um de nós é, com o seu DNA com toda a nossa genética. Tudo o que a ciência está nos explicando hoje, pormenorizadamente, mas não totalmente, já nos tinha sido revelado por Deus e, pela fé, já sabíamos: que todos somos filhos muito amados de Deus.
---
--------“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia; antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta das nações” (Jr 1,5).
---
--------
Em Nosso Senhor Jesus Cristo fomos “justificados pela fé e estamos em paz com Deus pela mediação do Senhor Nosso Jesus Cristo” (Rm 5,1). Desde o nosso Batismo!
---
--------
“Por ele (Nosso Senhor Jesus Cristo), tivemos acesso, pela fé, a esta graça (dom gratuito de Deus), na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da Glória de Deus”. (Rm 5,2).
---
--------Nossa esperança cristã não desaparece quando sofremos tribulações. Não desanimamos. Não desesperamos. Porque as tribulações geram a constância. A constância leva a uma virtude provada. A virtude provada desabrocha em esperança cristã que não nos decepciona.
---
--------
Os nossos santos e santas, canonizados ou não, são uma comprovação desta esperança. Nosso Papa Bento XVI logo no inicio de sua Carta Encíclica “Spe Salvi – de 30/11/2007” sobre a Esperança Cristã, lembra o exemplo comovente de Santa Josefina Bakhita, uma africana canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.
---
--------Mesmo se, nos tempos atuais, recebemos tantos apelos a nos realizarmos na terra somente, deixando-nos “sem esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2,12) correndo risco de nos entristecermos como os pagãos que não tem esperança. Não deixemos de buscar o horizonte de Deus!
---
--------
Seguindo o exemplo dos Santos não deixaremos de olhar para o horizonte de Deus. Todos os dias: no trabalho, nos estudos, nos lazeres, nos afazeres domésticos, nas viagens, na oração pessoal, conjugal, familiar, comunitária, litúrgica, nos retiros espirituais, nos apostolados, nas doenças e outras provações, nas tribulações... na vida e na morte. Não deixemos de olhar para o Céu!
---
--------
“Elevo os meus olhos para os montes...” (Sl 121).
--------“Para ti levanto os olhos; para ti que habitas nos céus.. (Sl 123).

“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
---
Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual
---
Em Cristo
Dani & Leka

Nenhum comentário: