21 de abr. de 2009

PALAVRA DE VIDA - Abril


Palavra de Vida Abril de 2009

“O Pai do Céu faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz
cair a chuva sobre justos e injustos”. (Mt 5,45)

O amor do Pai do Céu é voltado para todos os seus filhos. Em nossa arte de amar as pessoas, somos chamados a querer bem a todos, através de gestos concretos de amor fraterno.
“Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos (pecadores) não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.” (Mt 5, 46-48)
“Amar a todos” é a primeira atitude a ser cultivada e treinada na Arte de Amar na medida alta do Amor de Cristo: “Como eu vos amei” (Jo 15,12)
Quem são os “todos” que o Pai do Céu ama e quer que nós amemos também?
· São os mais distantes de nós na geografia: chineses, vietnamitas, japoneses... por exemplo. Os mais próximos de nós na geografia, como nossos familiares, nossos vizinhos e amigos...
· São os que são diferentes de nós, porque pensam diferente, porque crêem diferente de nós.
· São os que não nos aceitam, os que nos criticam e nos combatem.
· Os que vemos uma única vez na vida...
Amar a todos quer ainda dizer: “o simpático e o antipático, o bonito e o feio, o rico e o pobre, o adulto e a criança, o jovem e o idoso...” todos a perder de vista.
Vamos, neste mês do final da Quaresma, do Tríduo Pascal, da Solenidade da Páscoa da Ressurreição de nosso Senhor e doTempo Pascal, dar o melhor de nós mesmos, na arte de amar a todos, como Deus Pai que faz nascer o sol para todos e cair a chuvapara todos os seus filhos bons e maus, gratos e ingratos.
Amar a todos sem distinção de pessoa é ainda um sinal visível de nossa fé em Jesus Ressuscitado.
Pe. Pedro Martendal, Diretor espiritual

12 de abr. de 2009

PÁSCOA ....

É ser capaz de mudar;
É partilhar a vida na esperança;
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento;
É ajudar mais gente a ser gente;
É viver em constante libertação;
É crer na vida que vence a morte;
É dizer sim ao amor e à vida;
É investir na fraternidade;
É lutar por um mundo melhor;
É vivenciar a solidariedade;
É renascimento;
É recomeço;
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós;
Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho;
É vermos que hoje...somos melhores do que fomos ontem.

Uma FELIZ e SANTA PÁSCOA a todos!

6 de abr. de 2009

O TEMPO DA QUARESMA

O que quer dizer a Quaresma?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Qual o Significado desses 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O que os Cristãos devem fazer no Tempo da Quaresma?

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
Em Cristo
Dani & Leka

5 de abr. de 2009

Leitura bíblica

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência; E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade; E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 1, 1-11).

4 de abr. de 2009