16 de nov. de 2009

Palavra de Vida – Mês de Novembro de 2009

“Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40b). “Todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer” (Mt 25,45b).

É Jesus quem faz esta declaração dentro do contexto do juízo final (Mt 24 e 25). Por estes dias que são os últimos do Ano Litúrgico de 2009, Jesus mesmo nos adverte sobre a seriedade dos acontecimentos, que são os últimos de nossa caminhada neste mundo, no qual andamos na penumbra da fé.
Exatamente porque a nossa fé é como penumbra de um amanhecer, ou de um anoitecer, nem sempre “vemos e amamos Jesus no outro”; nem sempre persistimos no “amar antes de falar”. E por isso também corremos o risco de irmos para o inferno.
A escola da arte de amar, que procuramos exercitar com as Palavras de Vida deste ano, não nos oferece diploma de conclusão de curso. Seria incompreensível desejá-lo. A arte de amar é para toda a vida.
São João da Cruz, reconhecido como um dos maiores místicos cristãos, diz: “No ocaso da vida seremos examinados pelo amor”. Sua afirmação, tão sábia, é sem dúvida, uma conclusão prática dos ensinamentos de Jesus sobre o juízo particular e o juízo final.
Dias atrás visitando os enfermos para confortá-los com a oração, a bênção e os sacramentos, cheguei junto a uma senhora que acabara de partir para a eternidade. Ao entrar percebi nas expressões das pessoas que a tinham atendido, uma sensação difícil de ser definida. Ainda ministrei a Absolvição e a Unção dos Enfermos, recomendando a sua alma à Misericórdia de Deus. Enquanto administrava estes Sacramentos o aparelho continuava funcionando, dando a impressão de vida. Alguém chegou para comprovar a morte. Ao sair disse aos demais: “zerou”. E eu pensei: esta nossa irmã acaba de devolver a sua vida a Deus. Que bom se ela puder ouvir do Senhor da Vida: “Vinde bendita de meu Pai”.
Vamos prosseguir na escola do Evangelho, aprendendo sempre mais a arte de amar:
- Amar por primeiro
- Amar a todos
- Fazer-se um com todos, de um modo especial com os irmãos e as irmãs que fizeram o 52º Retiro Básico
- Amar como a si mesmo
- Amar reciprocamente
- Amar Jesus no irmão
- Amar o inimigo
Este é o assunto principal do nosso exame final no anoitecer de nossa vida terrena, juntamente com o “Amar a Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças”.
Deus nos ajude a amá-Lo no irmão. Amém.

Pe. Pedro A. Martendal


Tenham todos um ótimo mês.

Dani & Leka!

Nenhum comentário: