6 de jul. de 2009

PALAVRA DE VIDA - Julho

-
Palavra de Vida – Mês de Julho de 2009
-
“Amai os vossos inimigos” Mt 5,44
-
..........Quem entrou na escola da Arte de Amar, cujo Mestre é Nosso Senhor Jesus Cristo, não poderá furtar-se de amar os inimigos.
-
..........Conhecendo cada vez mais o nosso Divino Mestre, Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho da Virgem Maria, percebemos a presença de inimigos, desde antes de Ele nascer (Herodes, os soldados sob as ordens de Herodes...) até após a sua morte. Entre os últimos (Pilatos, o povo que gritou exigindo sua morte na cruz...). São muitos, hoje, os inimigos de Jesus e dos cristãos. A atitude de Jesus frente aos seus inimigos foi sempre a da verdade na caridade. Atitudes de firmeza na justiça, de benevolência, diante do arrependimento, de perdão, diante da sinceridade dos inimigos que manifestam o desejo de reconciliação.
-
..........Assim Jesus amou os que gritaram: “Crucifica-o, Crucifica-o”. Amou: “Pai! Perdoai-lhes. Não sabem o que fazem.” (Lc 23,34).
-
..........Jesus amou a mulher adúltera arrependida. “Mulher! Ninguém te condenou? Também eu não te condeno. Vai em paz! Não tornes a pecar!” (Jo 8,11).
-
..........Ao ladrão arrependido, no alto da Cruz, Jesus disse: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43).
-
..........Além das atitudes de amor aos inimigos, Jesus ensina, abertamente, o amor incondicional aos inimigos. Neste contexto, situase a nossa Palavra de Vida: “Amai os vossos inimigos”
(Mt 5,44).
-
Mas quem são os nossos inimigos? São todos:
-
1) Os que não nos amam porque nos declaramos cristãos católicos;
2) Os que lutam contra nós porque somos cristãos e se posicionam frontalmente contra nós pelo olhar agressivo e a crítica ostensiva;
3) Os que levantam obstáculos à Evangelização; obrigam-nos a perder tanto tempo, espaço e energia para administrar problemas que criaram;
4) Os que nos ofendem e caluniam;
5) Os que difamam a Igreja;
6) Os batizados “indiferentes” que agem como peso morto no Corpo Místico de Cristo;
7) Os batizados que abandonam a Igreja, a fé católica e o batismo e que nos deixam com os seus maus exemplos e escândalos para administrarmos.
-
..........Nossos inimigos são um exército. Entretanto, é com AMOR que nós somos chamados a nos relacionar com eles. “Amai os vossos inimigos. Fazei o bem aos que vos odeiam. Orai pelos que vos maltratam e perseguem” (Mt 5,44). “Deste modo sereis filhos do vosso Pai do Céu, pois ele faz nascer o sol, tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos” (Mt 5,45).
-
..........Jesus quer que vençamos o mal com o bem. Agindo deste modo, podemos superar as divisões, derrubar as barreiras e construir a comunidade e o Reino do Céu.
-
Pe. Pedro A. Martendal, Diretor Espiritual
-
Em Cristo
Dani & Leka

Nenhum comentário: