22 de mar. de 2009

PALAVRA DE VIDA - MARÇO DE 2009

"Este é o meu mandamento: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI" (Jo 15,12)

Entramos no terceiro mês do Ano de 2009. É o mês de Março, especialmente marcado por São José, pai adotivo do Nosso Senhor Jesus Cristo. São José, o  jovem esposo da Santissima Virgem Maria. O dia de São José é 19 de março. 
Março é também, o mes que oferece os seus dias para vivermos uma boa parte da Quaresma e assim fazermos nossa caminhada penitencial rumo à Páscoa da Ressurreição. É também o mês, durante o qual, vai se estendendo por todo nosso Brasil, a Campanha da Fraternidade 2009 com o Tema: Fraternidade e Segurança Publica e o Lema: A Paz é o fruto da Justiça (Is 32,17). É ainda março que nos oferece alguns de seus dias para dois Retiros Espirituai: 0 39º Retiro de Renovação (de 20 a 22, na Casa de Oração Rosa Mistica)  e o Retiro de Casais Pólens, de 27 a 29, na Casa de Retiros no Morro das Pedras.

É também neste mês que, vamos viver o mais radicalmente possivel a Palavra de Jesus.  Este é o meu mandamento: "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei".
Comecemos situando bem esta Palavra. Foi o Apostolo São João. Ele a colheu e a guardou no capitulo 15, versiculo 12 do Evangelho que nos confiou. Segundo o relato do Apóstolo e Evangelista São João, Jesus estava no Cenáculo ao anoitecer da 5ª feira santa, celebrando a Páscoa Judaica. Jesus celebrou-a com os Apóstolos. Antes de concluira celebração pascal dos judeus, Jesus surpreendeu os presentes com o gesto de lava-pés. Em seguida foi explicando o sentido dos acontecimentos daquela noite; acaontecimento que iriam determinar a vida dos seus seguidores discipulos missionários até o fim dos tempos. Nesse cenário do cenáculo quese sem luz, em tom de despedida, com profunda comoção, Jesus pronunciou, depois de muitas outras, algumas palavra: "Este é o meu mandamento. Não é um conselho apenas. Não é também uma diretriz, por algum tempo. É "o meu mandamento".
Jesus o dá como sua senha ("saberão que sois meus discipulo: se vos amardes uns aos outros". (Jo 13,35) 
Trata-se do amor reciproco; que envolve a todos, não exclui ninguém. Familiares, companheiros de escola, companheiros de trabalho e de lazer; pessoas de todas as idades, de qualquer parte do mundo, de todas as culturas e religiões. O amor de  Cristo, vivido nos coloca acima das idéias, dos costumes, dos idiomas... "Amai-vos uns aos outros".
"Assim como eu vos amei". Esta é a medida do noss amor: Jesus. Também quando o vemos crucificado, dando a sua vida pela salvaçãoda humanidade e para que se revele o Amor de Deus por todos. è por tanto amor de medida muito elevada "Assim como eu vos amei".
Para ajudar-nos a amar assim, Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, falecida em 14 de março de 2008, teve a intuição de 7 pontos ou passos de uma caminho de amor. Ela abriu a quem quiser aprender a aamr, na expressão de João Paulo II " amar na medida alta", isto é, dando a vida a Deus para ajudar a todos a serem santos e a se salvarem.

Os 7 passos da Arte de AMAR

1. Amar por primeiro
2. Amar a todos
3. Fazer-se um
4. Amar como a si mesmo
5. Amar reciprocamente
6. Amar Jesus no irmão
7. Amar o inimigo

Amar assim, não se aprende de uma vez. São lições básicas de uma arte; a arte mais bela das belas artes, a arte de amar.
Temos toda a nossa existencia terrena para vivermos esta Palavra de vida. Num exercicio diário, continuo, na Escola de Jesus a Igreja.
Importa não relaxar. Exercitar-se sempre. Por isso, cada pessoa é uma oportunidade de eu ama-la assim como Jesus me amou.
Pe. Pedro A. Martendal - Diretor Espiritual

Nenhum comentário: