13 de abr. de 2008

PALAVRA DE VIDA - MÊS AGOSTO/2008


"Haja entre vós o mesmo SENTIR e o mesmo PENSAR que há no CRISTO JESUS" (Fl2,5)

Saulo de Tarso, judeu convicto, oficial-do exército romano, não tendo conhecido Jesus, quando percebeu a expansão do Evangelho, tornou- se inimigo declarado dos cristãos, passou a sentir raiva dos cristãos e pensou um plano para eliminá-Ios. Por que tanta agressividade, Saulo? "Saulo, Saulo por que me persegues? (Atos 9,4)

O próprio Jesus veio entregar-lhe a sua identidade: "Eu sou Jesus a quem tu persegues". (Atos 9,5)

Estava iniciando a conversão do Saulo perseguidor dos cristãos em Paulo apóstolo de Cristo aos pagãos. Nesse ENCONTRO de Saulo com Jesus Ressuscitado, teve começo um itinerário de fé cristã.

Saulo, desse encontro "violento" com Jesus Ressuscitado na estrada de Damasco (Atos 9,1-7) vai procurar a catequese de Ananias,(Atos 9,10-19) leigo, pai de família que Jesus indica para ser seu catequista! Vai mais tarde embrenhar-se no deserto da Arábia(Atos 9, 18)para um longo retiro espiritual. Dessa trajetória, volta amadurecido na sua fé cristã; com um grande ideal a vista e transformado em amigo, discípulo, companheiro e apóstolo de Jesus Cristo. Retorna com um nome novo, que vai expressar através dos séculos a sua nova identidade: "Paulo, Apóstolo de Cristo aos gentios."

A convicção que apareceu como fruto maduro de sua conversão foi: "para mim o viver é Cristo" (Fl 1,21)

Desta convicção vieram o zelo, e o entusiasmo, que levavam São Paulo a tornar Jesus Cristo conhecido, amado, seguido em profundidade: "Haja entre vós o mesmo sentir e o mesmo pensar que há no Cristo Jesus" (Fl2,5). Dirá ele aos cristãos de Filipos e a todos os cristãos de todo o mundo e de todos os tempos; também os de hoje, que estão celebrando o bimilenário do nascimento do Apóstolo São Paulo "Haja entre vós o mesmo sentir e o mesmo pensar, que há no Cristo Jesus." (Fl 2,5)

Ao final de cada dia, examinamos o caminho espiritual que fizemos naquele dia. Em nossos pensamentos, palavras e ações, tivemos o mesmo PENSAR e o mesmo SENTIR de Nosso Senhor Jesus Cristo?


Pe. Pedro A. Martendal
Diretor Espiritual




Um comentário:

Anônimo disse...

Eta comunidade sincronizada!
É só um pensar em fazer alguma coisa pro outro já botar em prática. Íamos mesmo sugerir que fosse colocada a Palavra de Vida Mensalmente.

Leka