12 de out. de 2010

Palavra de Vida - Outubro de 2010

--
“Queremos ver Jesus” (Jo 12,21)
---
-----“Queremos ver Jesus” é um pedido que o Apóstolo São João registrou ao escrever o Evangelho. Este pedido veio de um grupo de gregos, provavelmente de origem hebraica, que estavam em Jerusalém, participando da Festa da Páscoa dos Judeus. Provavelmente, já haviam tido noticias do “acontecimento Jesus de Nazaré”. Pensaram aproveitar algum momento da sua peregrinação ao Templo de Jerusalém, para “ver Jesus”. Chegando lá não perderam tempo. Entregaram o seu pedido a Filipe.”Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe conversou com André, e os dois foram falar com Jesus”. Jo 12,21-22.
-----
-----“Queremos ver Jesus”, motivou um projeto de evangelização no Brasil no inicio do Novo Milênio. É também a idéia-força da Missão Continental, iniciada com o “Encontro dos Bispos da América Latina e do Caribe”, em Aparecida, quando o Papa Bento XVI esteve no Brasil, em 2005, abrindo a Conferencia de Aparecida.
----
-----
Na mensagem que o Santo Padre o Papa Bento XVI nos enviou para o Dia Mundial das Missões deste ano (24 de outubro de 2010), depois de recordar que a Igreja é missionária, por natureza, traz o pedido dos gregos “Queremos ver Jesus” como um anseio de todo ser humano, ao qual nós, discípulos de Jesus, não podemos deixar sem resposta. O que Filipe e André fizeram naquele dia, nós somos responsáveis por fazer hoje. O desejo de “ver Jesus” está no coração de todos que, de alguma forma, já ouviram falar de Jesus.
--
Escutemos dois parágrafos da Mensagem de Bento XVI:
---
a) “Queremos ver Jesus (Jo 12,21) é o pedido que, no Evangelho de João, alguns gregos, ao chegar em Jerusalém para a peregrinação pascal, apresentam ao Apóstolo Filipe. Ele ressoa também em nosso coração neste mês de outubro, que nos recorda que o compromisso de anunciar o Evangelho é dever de toda a Igreja, “missionária por natureza” (Ad Gentes, 2) convida-nos a ser promotores da novidade de vida permeada de relações autênticas, em Comunidades alicerçadas no Evangelho. Em uma sociedade multiétnica, que sofre sempre mais formas de solidão e de indiferença preocupantes, os cristãos devem aprender a oferecer sinais de esperança, tornando-se irmãos universais, cultivando os grandes ideais que transformam a história e, sem falsas ilusões ou inúteis temores, empenhar-se em fazer do planeta casa de todos os povos”.
----
b) “Como os peregrinos gregos de dois mil anos atrás, também os homens de nosso tempo, nem sempre conscientemente, pedem aos fiéis que não apenas “falem” de Jesus, mas “apresentem” Jesus, fazendo resplandecer o Seu rosto, em todos os cantos da terra, às gerações deste milênio, especialmente diante de todos os jovens de todos os continentes, destinatários privilegiados e atores do anuncio evangélico. Eles devem compreender que os cristãos assumem a Palavra de Cristo, porque Ele é a Verdade, porque encontraram n”Ele o sentido, a verdade de suas vidas” (Bento XVI).
----
-----
Diante do desejo de alguém ou de grupos de “querer ver Jesus”, não podemos ficar indiferentes e omissos. Devemos mostrar Jesus com as nossas atitudes, com os nossos relacionamentos fraternos, e o nosso modo de falar convicto, testemunhando o Cristo que vivemos individualmente ou em comunidade. “O que vimos e
ouvimos, nós agora o anunciamos a vocês, para que vocês estejam em comunhão conosco” (Jo 1,3).
---
-----
Vamos, neste mês, oferecer orações, sacrifícios e ajudas de partilha de nosso dinheiro com as missões da Igreja.
---
-----
Vamos aprofundar nossa resposta pessoal e concreta ao chamado que Cristo nos faz para trabalharmos com Ele, na Igreja, nas santas Missões além-fronteiras. Vamos ajudar muitos outros a verem Jesus, como Filipe e André o fizeram.

Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual
---
Em Cristo
Dani & Leka