7 de jul. de 2013

TESTEMUNHO DO RETIRO DE CASAIS REALIZADO NOS DIAS 24, 25 E 26 DE MAIO 2013.


Quando li pela primeira vez o convite para o retiro, senti uma sensação de alegria no meu coração e falei para o Miguel ‘esse retiro vai ser pank’. E pank significa, no Dicionário informal online de Português, algo muito diferente, imprevisível, forte, inesperado. Não poderia ser diferente, pois o tema era: ‘O Espírito Santo na espiritualidade Pólen e os Frutos Dele na vida das nossas Famílias’.
Depois de ler e pensar no tema enviei uma mensagem para o José Ricardo dizendo: com este tema o retiro será o máximo, abençoada seja a Comunidade Mãe Peregrina.
Há muito tempo não sentíamos uma calma tão grande para um retiro. Fizemos tudo que precisávamos e lá fomos nós (não queríamos pegar trânsito). Chegamos no Tropicanas às 18h30minutos. Cedo demais, tudo bem, iríamos ficar escutando música: já era o combinado.
Passado certo tempo, chamou nossa atenção um falatório que se aproximava. Reconhecemos algumas vozes: a do Zé Ricardo, Wilmar, Rosi, Patrícia Martins e da Fátima. Estavam decidindo um cafezinho, além de abraços de boas vindas. Voltaram conosco para o hotel o Zé e o Wilmar. As mulheres foram tomar um cafezinho.
No hotel fomos recebidos com um grande sorriso da funcionária da recepção.
Informações recebidas e lá fomos nós a procura do nosso quarto. Pelo trajeto fomos encontrando vários altares pequenos com imagens de Maria, de Jesus e cartazes que iam nos chamando a atenção, pois tudo nos dizia: ‘preparamos especialmente para vocês, aqui encontrarão amor, carinho, conforto para o coração, paz, compromisso, abraço dos amigos, conhecimento, perdão para suas faltas e principalmente Jesus na Eucaristia.’
As refeições no retiro foram marcadas por belos encontros de boas vindas, partilhas sinceras (como é bom se colocar em posição de escuta verdadeira), conversas gostosas e alegria rolando, sem contar as gostosuras que ali eram servidas (as dietas com certeza ficaram guardadinhas em casa).
Nosso primeiro encontro na Capela foi marcado com uma breve apresentação e nos conhecemos um pouquinho mais. Nesta apresentação me chamou a atenção à forma que a Paula e o Xavier falaram “temos duas filhas e um genro”, aquele genro aos meus ouvidos foi tão amoroso que os olhos já encheram d’água.
Após as boas vindas o Pe. Pedro, muito sabiamente, veio com suas colocações que nos fazem pensar e repensar o que Deus quer de nós e como viveremos em plenitude o seu amor.
Ainda na sexta-feira tivemos a reflexão da Monica e Luciano, e de seus pequenos, que nos emocionaram com um lindo testemunho, falando-nos dos “Frutos da Paz” quando se vive o amor e fé.
Recolhimento: uma bela noite de sono em paz.
Acordamos com os violeiros. É muito gostoso acordar com alguém nos dizendo: ”vem um novo dia só para você viver em plenitude o amor de Deus com seus irmãos.
Na capela tivemos a reflexão da Sônia e Jaime sobre os Frutos da Alegria. Foi linda a tranquilidade deles, transmitindo-nos a certeza de que um cristão tem que ser alegre.
A seguir tivemos a palestra do Pe. André, com seu jeito alegre e expressivo (Figueira, mas, em unidade com os Avaianos). Deu-nos a conhecer sobre os “Pecados da Carne”, o que certamente nos levará a rever nossos conceitos de liberdade como cristãos.
Nossa tarde de sábado iniciou com a palestra do Pe. Vilmar que nos fez refletir sobre os “Frutos da Bondade, benignidade, mansidão e longanimidade”. Foi claro e de sabedoria cativante sobre um assunto delicado e profundo de se viver em nosso dia a dia. Deu-nos testemunhos claros, que é humanamente possível se viver estes frutos mas temos que nos despojar de muitas coisas.
Tivemos ainda no sábado a disponibilidade de 5 sacerdotes para atender aqueles que se sentissem chamados ao Sacramento da Confissão.
A santa missa foi linda! Não poderia ser diferente. Penso que até a Flavinha falava com os anjinhos durante a missa, tal era a paz de todos.
A oração do terço foi um momento forte e lindo do retiro, como outros tantos. A preparação foi feita com todo cuidado, detalhes e muito carinho. Maria Santíssima deve ter ficado muito feliz e agradecida, pois os mistérios ali rezados foram versículos bíblicos e conselhos para que os casais primem por um grande amor entre si e pelos filhos, a exemplo da Família de Nazaré.
Durante a oração do terço que foi ao redor da piscina iluminada por velas acessas eu lembrei que não poderíamos esquecer que se chegamos ali naquela paz foi porque lá atrás, quando os primeiros polens casaram e foram surgindo novas famílias com o espírito da unidade querida por Jesus, que o “Espírito Santo” os tocou profundamente mostrando a eles que esse era o grande caminho, o “do Amor”.
Márcia e Amarildo fecharam nossa noite de sábado com a reflexão sobre os “ Frutos do Domínio próprio”, evidenciando que o nosso “eu” deve estar em paz para sermos felizes e podermos fazer os outros também felizes.
Hora do descanso para um novo dia de graça. Violeiros de novo, e nos alertavam: esse é o nosso último dia de retiro. O canto rolava solto, aliás, um pouquinho diferente: “vem como Pentecostes e queima como fogo”. Outro repetia “fooogo”. E me fez pensar em uma pequena chama que nunca poderá se apagar porque contém os dons do Espírito Santo.
Reencontramos-nos na Capela com a Adriana e o Alexandre, que refletiram sobre os “Frutos do Amor”, o que é a dimensão do amor de Jesus pelo homem e como deve ser o nosso amor pelo próximo.
Com a certeza que somos muito amados por Jesus, seguimos para o nosso último café.
A seguir tivemos nossa última palestra com Mafalda Boing, que nos falou sobre os “Frutos da Fidelidade”. Ao ouvi-la chorei e ri ao mesmo tempo. Enquanto ela falava, eu ia pensando: “amar o Espírito Santo nos deixa assim, leves, tranquilos, de bom humor; nos faz querer conhecer mais e mais sobre nossa igreja e espiritualidade.” Ela dizia: “ não somos perfeitos, mas o Espírito Santo nos ajuda a nos perdoarmos e a buscar o perdão para sermos melhores.” E finalizou com uma frase forte: “se formos fiéis a Deus seremos fiéis ao Espírito Santo”.
Após o almoço tivemos um tempo para as Comunidades. Alguns casais retornaram ao movimento e se engajaram na sua comunidade antiga, ou trocaram de comunidade, ou aderiram a uma nova comunidade. Enfim, foi muito bom ver todos em unidade com o Movimento.
Nosso retiro foi fortalecido com a celebração da Santa Missa, finalizando o retiro e ao mesmo tempo dando-nos mais forças para prosseguirmos na missão.
Queremos aqui agradecer a Comunidade Mãe Peregrina pela generosidade e disponibilidade em preparar um retiro com tanta dedicação e amor. Foi visível a unidade de todos em cada detalhe, a disponibilidade, dedicação e simplicidade. Que Jesus e Maria os abençoem e que o Espírito Santo dê a cada um o fortalecimento de seus frutos.
Agradecemos ao Pe. Pedro, nosso Diretor Espiritual e nosso grande amigo de todas as horas, pela sua disponibilidade e carinho de sempre. Que Deus continue abençoando o senhor.
Voltamos para casa com a sensação de estarmos saciados de amor, de paz e de esperança, seguiremos a Jesus vivendo à luz do Espírito Santo, para plantarmos os frutos queridos por Deus Pai e Senhor de Todos.

Canda e Miguel Warken – Comunidade Sagrado Coração de Jesus.

Palavra de Vida – Julho de 2013

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Desde aquele distante dia 21 de agosto de 2011, ultimo dia da Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha, o nosso Papa, então, Bento XVI entregou a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora aos jovens do Brasil.
Alguns polens estavam lá. Muitos de nós aqui acompanhamos através da televisão e da internet. Com esses Ícones Sagrados, que o Bem aventurado Papa João Paulo II confiara aos jovens do mundo para as JMJ, os jovens brasileiros retornaram as suas famílias e as suas Dioceses no Brasil e logo em seguida, nós vimos acontecer o inicio da peregrinação da Cruz Missionária e do Ícone de Nossa Senhora pelo imenso território do nosso país.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Com os ícones, os jovens trouxeram também o mandato missionário de Jesus que Bento XVI lhes entregou. “ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Muitos de nós, entramos nesse Rio de evangelização e espiritualidade evangelizadora que nos leva, sempre com maior fervor e expectativa à cidade do Rio de Janeiro, onde em breve, de 23 a 28 de julho, estará também o nosso Papa Francisco. Ele vem ao nosso país para juntar-se a nós e evangelizar, isto é, “fazer discípulos entre todas as nações” que naqueles dias estarão concentradas na cidade de São Sebastião e do Cristo Redentor. 

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Peçamos, desde já, a graça para todos os jovens peregrinos para que ao regressarem aos seus Países, seus Estados, suas Dioceses, Paróquias, Comunidades ou Movimentos de vida cristã, venham mais conscientes e decididos a viver a missão de fazer discípulos e, compartilharem o que viram, ouviram e guardaram no seu coração. Peçamos também a graça da curiosidade para todos os que não podendo ir ao Rio de Janeiro, acolham a JMJ em suas vidas e famílias através dos Meios de Comunicação.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Que os assuntos da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude se
tornem Boa Noticia em cada um de nós e em muitas pessoas, a partir de hoje.
Além do que você sabe informe-se mais para conseguir comunicar muito mais a um grande numero de jovens e seus familiares.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Mas, o que é fazer discípulos?
 - É levar a notícia que São João Batista deu a dois de seus discípulos: “Eis o
Cordeiro de Deus” (Jo 1, 41 -42); É contar a própria experiência de encontro com Cristo, a exemplo de André (Jo 1, 41 – 42); É falar aos amigos sobre o chamado que recebeu de Cristo a exemplo de Filipe (Jo 1, 43-51); É, a exemplo de Saulo de Tarso, contar a sua conversão em Paulo Apóstolo. (Atos 9, 1ss); É atrair, através da caridade fraterna, jovens e crianças, adultos e idosos a viverem também a caridade cristã, a exemplo dos Santos e Santas de todos os tempos, do passado e dos dias atuais. O testemunho de fidelidade ao Batismo, a Fé católica, a Igreja e aos compromissos assumidos com Deus, com a Igreja e o próximo, é excelente evangelização.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

Pe. Pedro A. Martendal
Diretor Espiritual

 Em Cristo

Ricardo e Fátima

Fotos do XXXIII - Retiro de Casais 2013.

Meditação da Manhã - Fruto da Alegria

Frutos da terra - Lembrança aos Palestrantes

Momento especial

Nosso diretor Espiritual - Pe. Pedro




Querido Pe. André, falando-nos sobre os Pecados da Carne

Adicionar legenda





Pe.Vilmar Vicente, falando-nos sobre Bondade, Benignidade, longaminidade

Adicionar legenda