31 de jul. de 2011

convite 40º aniversário Pólen





Um convite destes é dificil de ser recusado....

25 de jul. de 2011

Todo Dia Existe Deus

---
Quero dar os parabéns para o Ricardo, Fátima, Luiz Ricardo, Rogério, Patricia, Pietra e Junior, por ter dado o seu SIM ao chamado para trabalhar no LIV Retiro Básico do Movimento Pólen.
----
Um dia me perguntaram se eu acreditava em Deus.
Eu então lhes respondi da maneira como eu pensava.
Entre a lua e as estrelas num galope, num tropel,
Pisando nas nuvens brancas eu vi Deus passar no Céu.

Todo dia existe Deus...
No sorriso da criança, no canto dos passarinhos,
No olhar, na esperança...

Todo dia existe Deus...
Na harmonia das cores, na natureza esquecida,
Na fresca aragem da brisa, na própria essência da vida...

Todo dia existe Deus...
No regato cristalino, pequeno servo do mar,
Nas ondas lavando as praias, na clara luz do luar...

Todo dia existe Deus...
Na escuridão do infinito, todo ponteado de estrelas,
Na amplidão do universo, no simples prazer de vê-las...

Todo dia existe Deus...
Nos segredos desta vida, no germinar da semente,
Nos movimentos da Terra, que gira incessantemente...

Todo dia existe Deus...
No orvalho sobre a relva, na natureza que encanta,
No cheiro que vem da terra, e no sol que se levanta...

Todo dia existe Deus...
Nas flores que desabrocham perfumando a atmosfera,
Nas folhas novas que brotam anunciando a primavera...

Deus é capaz, Deus é paz,
Deus é a esperança, é o alento do aflito,
O Criador do Universo, da luz, do ar, da aliança...

Deus é a justiça perfeita, que emana do coração.
Ao perdoar quem ofende, Ele é o próprio perdão...

Será que você não viu ainda o rosto de Deus
No colorido mais belo dos olhos dos filhos seus?

Deus é constante e perene, é Divino, de tal sorte
Que sendo a essência da vida é o descanso na morte...

Não há vida sem a volta e não há volta sem vida.
A morte não é a morte, é só a porta da vida...

Todo dia existe Deus...
No ciclo da natureza, neste ir e vir constante,
No broto que se renova, na vida que segue adiante,
Em quem semeia bondade, em quem ajuda o irmão
Colhendo felicidade, cumprindo a sua missão...

Todo dia existe Deus...
No suor de quem trabalha, no calo duro das mãos,
No homem que planta o trigo, no trigo que faz o pão,
Você pode sentir Deus dentro do seu coração...

----
Em Cristo
Dani & Leka

18 de jul. de 2011

Agradecimento

Gostariamos de agradecer a familiares, amigos e irmãos de comunidade por suas orações e demonstração de afeto e carinho neste momento em que nos sentimos fragilizados. Nenhuma porta nos é fechada sem que janelas sejam abertas.
Obrigado a todos e que Deus sempre os abençoe.

Em Cristo
Ricardo, Fátima e Luis Ricardo

14 de jul. de 2011

Palavra de Vida - Julho de 2011

--

“Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32).

---
..........Desde abril deste ano, em que agradecemos a Deus os 40 anos do Movimento Pólen, por tudo o que Ele nos tem dado, estamos, em nossas Palavras de vida, trazendo para dentro de nossa vida a mensagem do nosso Papa Bento XVI para XXVI Jornada Mundial da Juventude, a JMJ de 2011 em Madrid, na Espanha. A Palavra que sintetiza a mensagem é "Enraizados e edificados em Cristo...Firmes na Fé" (Cl 2,7).
------
..........Faz parte também da mensagem da JMJ, a presença da Cruz de Cristo e de um ìcone de Maria. Neste mês de julho somos convidados a compartilhar da peregrinação que se faz pelo mundo "rumo a Madrid", erguendo bem alto a CRUZ. Por isso, a nossa Palavra de Vida é "Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12,32).
------
..........No momento que em Jesus crucificado foi elevado da terra, suspenso entre o chão e o céu, durante três horas de indescritivil agonia, começou a atrair os olhares e o amor dos corações de todos os que tiveram a coragem de se confrontar com Ele. Daquela Sexta-feira Santa até o último dia da história da humanidade, Jesus Crucificado exercerá uma força de salvação para todos os que, em qualquer parte do mundo, tiverem a coragem de não desviar dele o olhar. "Atrairei todos a mim" (Jo 12,32).
-------------
..........A cruz foi introduzida na pereggrinação da JMJ no Ano Ano Santo da Redenção que a Igreja vivenciou em todo o mundo, desde a Semana Santa de 1983 até a Semana Santa de 1984. Nesse período, recordando os 1950 anos da Morte e Ressureição de Cristo, uma cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, em Roma. No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Bem-aventurado Papa João Paulo II deu essa cruz aos jovens como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.
-------
..........Ao entregar-lhes a Cruz naquela ocasião, o Bem-aventurado João Paulo II disse: "Meus queridos jovens! Na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo. Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a Salvação e a Redenção. (isto foi ek Roma, no dia 22 de abril de 19840. Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a Cruz ao Centro São Lourenço, que se convertou em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
--------
..........Em 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo através da Europa, além da Cortina de ferro, e por locais das Américas, Ásia, África, Austrália, estando presente em ca cada celebração internacional da JMJ. Em 1994 a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada pelas dioceses do país-sede de cada JMJ internacional, como meio de preparação espiritual para o grande evento.
----
..........A cruz, desde aquela qie traçamos sobre nós mesmos ao invocamos a Santíssima Trindade cada manhã, a cruz com a qual iniciamos a oração do rosário professando nosso fé católica, a cruz presente em nossos lares e em tantos ambientes públicos...até a Cruz da JMJ, é sempre o sinal do Amor de Deus por nós em Cristo, que por nós deu a sua vida e ressuscitou vitorioso sobre a morte, o pecado e o mal.
------
..........Se persistimos em olhar para Jesus Crucificado e ressuscitado, tanto mais seremos por Ele atraídos. Se persistirmos em falar e comunicar o Mistério de Jesus Crucificado e Ressuscitado, ajudaremos muitas pessoas a se decidirem a se deixar atrair por ele.
--------
..........Se persistirmos em testemunhar com nossos sofrimentos vividos no amor a Jesus, Crucificado e Ressuscitado, a começar pelos nossos mais próximos, muitos de todas as idades se deixarão atrair por Ele.
----
"Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12,32).
"Enraizados e edificados em Cristo", vamos prosseguir "Firmes na fé"
(Col 2,7).

----
Pe.Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual
----
Em Cristo
Dani & Leka

Palavra de Vida - Maio de 2011

-----
"Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele" (Cl 2,6).
------
..........Diversos são os motivos que nos levam novamente à carta de São Paulo aos Colossenses. Desta vez, ao capítulo 2,, versículo 6. "Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele". O primeiro motivo é por ser a fonte da Palavra orientadora da 26º Jornada Mundial da Juventude. " Enraizados e edificados n´ele....firmes na fé" (Cl 2,7).
-------
..........Segundo, por ser uma palavra pascal. Ela nos lembra, neste Tempo Pascal, os discípulos de Emaús que depois da sua crise de fé, receberam a graça de reencontrar-se como o Cristo Ressuscitado na estrada de Emaús (Lc 24,13-35). Sem saber, num primeiro momento, continuaram caminhando com ele. Jesus Ressuscitado tornou a iniciativa de revelar-se a eles.
--------
..........Terceiro: continuar caminhando com Jesus Ressuscitado é o que importa a todos os pólens que, nesses 40 anos da nossa existência, acolheram, de alguma forma, o Cristo Jesus.
-------
..........Continuar levando as raízes da nossa fé no Evangelho e na Doutrina da Igreja Católica é decisivo para a nossa fidelidade a Cristo e à Igreja e a nossa perseverânca na fé e no amor a Deus e à Igreja. A vivência da nossa Mística vai levando as raízes da nossa fé e do nosso amor a Deus a penetrarem fundo em nossa razão, vontade e coração. As tempestades ameaçam arrancar as árvores da floresta. Quanto mais profundas as raízes, porém, mais resistem á violência dos ventos. As raízes geralmente são ocultas. Crescem terra adentro em busca de água e alimentos, assim como os ramos sobem à procura de ar e de luz.
-----------
..........Na mensagem de Bento XVI aos jovens, trata das "Raízes necessárias para a nossa fé no caminhar com Jesus Cristo."
--------
..........Vós sois o futuro da sociedade e da Igreja! Como escrevia o apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Colossos, é vital ter raízes, bases sólidas! e isto pe particularmente verdadeiro hoje, quando muitos não têm pontos de referência estáveis para construir a sua vida, tornando-se assim profundamente inseguros. O relativismo difundido, segundo o qual tudo equivale e não existe verdade alguma, nem qualquer ponto de referência absoluto, não gera a verdadeira liberdade, mas instabilidade, desorientação, conformismo às modas do momento. Vós jovens tendes direito de receber das gerações que vos precedem pontos firmes para fazer as vossas opções e construir a vossa vida, do mesmo modo como uma jovem planta precisa de um sólido apoio para que as raízes cresçam, para se tornar depois uma árvore robusta, capaz de dar fruto. (Mensagem de Bento XVI para o D.M.J)
-----
..........Enraizados e fundados em Cristo: Para ressaltar a importância da fé na vida dos crentes, gostaria de me deter sobre cada uma das três palavras que São Paulo usa nesta sua expressão: Enraizados e fundados em Cristo....firmes na fé (Cl 2,7). Nela podemos ver três imagens enraizado recorda a árvore e as raízes que a alimentam , fundados, refere-se à construção de uma casa, firme, evoca o crescimento da força física e moral.Trata-se de imagens muito eloquentes. Antes de as comentar, deve-se observar simplesmente que nos texto original as Três palavras, sob o ponto de vista gramatical, estão no passivo: isto significa que é o próprio Cristo quem toma a iniciativa de radicar, fundar e tomar firmes os crentes (mensagem de Bento XVI para o D.M.J).
--------------
..........A vivência da nossa Palavra de Vida de Maio leva-nos observar se, de fato, acolhemos Cristo Jesus em nós mesmos como a Virem Maria o acolheu na Encarnação, em Nazaré da Galiléia: na Paixão e Morte:na Ressureição e Ascensão, em Jerusalém.
--------
..........Leva-nos também a acertar o nosso passo com os passos de Jesus Ressuscitado, vivendo os acontecimentos deste mês, especialmente o Retiro de Casais Pólens em 20-21 e 22 de Maio; a 49ª Assembléia Nacional da CNBB; a Beatificação do Papa João Paulo II em 1º de Maio; a nossa preparação para o retiro de Aprofundamento em 16-17 e 18 de junho; a nossa preparação para a Jornal Mundial da Juventudde e a Celebração dos 40 anos do Movimento Pólen, com Alegria Pascal, pois " Assim como acolhestes o Cristo Jesus (Ressuscitado), o SENHOR, continuai caminhando com ele" (Cl 2,6).
-------
Pe.Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual
-----
Em Cristo
Dani & Leka





11 de jul. de 2011

III Cerco de Jericó - "Se tu creres, verás a glória de Deus" (Jo, 11, 40)

Iniciou ontem o III Cerco de Jericó na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Igreja Matriz, na avenida das torres. Segue a programação das missas:

-Segunda-feira, 20:00h: Cura e Libertação - Benção da Medalha de S. Bento
-Terça-feira, 20:00h: N. Sra. Desatadora dos Nós - Benção das Cordinhas
-Quarta-feira, 20:00h: Famílias - Benção dos pães
-Quinta-feira, 20:00h: Enfermos - Benção do óleo
-Sexta-feira, 20:00h: Vocações e Missões - Benção das sementes
-Sábado, 20:00h: Jovens - Benção do escapulário
-Domingo, 19:00h: A Vitória em Cristo

Todos os dias também haverá missa às 9:00 e às 15:00 h e confissões das 9:00 - 11:00h e das 16:00-18:00 h.

Boa Semana.

Dani & Leka

Próxima Reunião

Nossa próxima reunião de comunidade será sábado, 16/07/2011 na casa do Alemão, da Rose e da Gabi às 15:00h. Não percam!!!

Logo após, estão todos convidados para continuar em oração no III Cerco de Jericó na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Boa Semana!

Dani & Leka