21 de abr. de 2011

Ressurreição


No quadro do pintor alemão Hans Multscher (século 15),

Cristo ressuscita, levantando-se de seu túmulo

PASCOA

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS



O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .

Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

OVOS DE PÁSCOA

De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

COELHO


O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

CORDEIRO


O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

CÍRIO PASCAL


É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

GIRASSOL


O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

PÃO E VINHO

O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.

Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.

A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3].

A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.

Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.

Colomba Pascal


O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

SINO


Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.

O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.

Quaresma


Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.

Óleos Santos

Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.

Fontes:

[1] Baseado na Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.
[2] A vitória da Páscoa, Georges Chevrot, Editora Quadrante, São Paulo, 2002
[3] Vida Eucarística, José Manuel Iglesias, Editora Quadrante, São Paulo, 2005


FELIZ PASCOA A TODOS!!!

17 de abr. de 2011

Serviço de utilidade publica

PEPINO - CONHEÇA O QUÃO PRECIOSO ELE É

01. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

02. Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ''animação'' que dura por horas.

03. Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

04. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.

05. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!

06. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos conteem bastante açúcar, Vitaminas B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

07. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

08. Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.

09. Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho de uma porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

11. Acabou de almoçar e vê que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

12. Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13. Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para desmanchar o erro, também funciona muito bem nas marcas de crayons que as crianças deixam nas paredes.

======================

SUCO DE PEPINO


O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, visícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.

Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais.É rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Vai um suquinho de pepino aí? Garanto que vale a pena provar e conferir os excelentes resultados.

Dora Saunier

CONVITE RETIRO DE CASAIS


CONVITE

XXXI RETIRO DE CASAIS DO MOVIMENTO PÓLEN

A comunidade Maria do Sim convida você casal, para participar do retiro, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de Maio de 2011, na casa de retiros Recanto Champagnat – Estrada Sertão do Assopro s/nº - Altos do Morro da Lagoa, telefone 3232-0927, Florianópolis. Nosso pregador será o Frei Cácio Roberto Petekov e o tema do retiro será:

“Família Cristã, um Plano de Amor de Deus”

Alguns aspectos práticos:

Horário de chegada no dia 20 de Maio - sexta: 19:30 h. A janta será servida das 19:30h até 20:30h, o casal que chegar após este horário, deverá chegar alimentado.

O encerramento está previsto para depois do almoço no domingo, dia 22 de Maio;

Cada casal deverá levar o Terço, a Mística Pólen e a Bíblia;

A casa oferece roupa de cama e banho; A taxa do retiro por casal, ficou em R$290,00;

A confirmação deverá ser feita até o dia 15 de Maio, pelos e-mails ou telefones:

· hrosiani@hotmail.com ou 3225-9208 ou 99635702

· artcoratelier@hotmail.com ou 3334-2614 ou 3038-4334 ou 8812-5610

· raquel.gv@linhalivre.net ou 32334902 ou 9960-1137

“Assim como acolhestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com Ele. Continuai enraizados nele, e edificados sobre ele, firmes na fé, tal qual nos foi ensinado, transbordando em ação de graças.” (Col 2,6-7)

13 de abr. de 2011

Visita da Mãe Peregrina em sua Casa

"A gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves da alma."

A Capelinha de Nossa Senhora de Schoënstatt veio te visitar hoje.

Quando a receber, reze uma Ave-Maria e faça um pedido especial.

"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém!"

(AGORA FAÇA SEU PEDIDO)

Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoënstatt, rogai por nós!!!

DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE...


Já ganhei o dia... Recebendo a presença Dela... E compartilho com você... Para você ganhar o seu também!

10 de abr. de 2011

Próxima reunião

Próxima reunião = 15/05 na Tita, Rogerio, Júnior e Pí

Palavra de Vida - Abril de 2011


“Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele. Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças”. (Col 2, 6-7).

Esta é a palavra escolhida pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI para a 26ª Jornada Mundial da Juventude a ser celebrada em Madri, capital da Espanha, de 16 a 21 de agosto próximo.
É apresentada resumida assim: ”Enraizados e edificados nele (Cristo)... firmes na fé”. (Col 2,7).
A mensagem do Santo Padre apresenta, assim, o tema que será a base para a espiritualidade das peregrinações dos jovens de todo o mundo, que vão celebrar esta Jornada Mundial em Madri ou nas suas dioceses. Dela nasce o estilo de vida dos peregrinos que, na imensa maioria, serão jovens.
Todos somos chamados a tratar das raízes da nossa fé e da edificação de nosso modo de ser e de viver em Cristo.
Desde agora, o mês da Páscoa, vamos exercitar-nos em nossa fé e vida, enraizados e edificados em Cristo. Os últimos dias da Quaresma e da Campanha da Fraternidade e os primeiros dias do tempo da Páscoa, ajudarão a todos os cristãos a procurarem a saúde das raízes da fé, através dos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia e a aprofundarem mais os alicerces da fé com a Palavra de Deus tão abundante nesses dias em que celebraremos o Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo e o nosso mistério pascal enraizado e fundado no mistério de Nosso Senhor e Salvador. De nossa Arquidiocese partirão muitos jovens peregrinos, assessorados por casais e um ou outro sacerdote. O mesmo vai acontecer em muitas Dioceses e Arquidioceses do Brasil. Entre os peregrinos do Brasil estaremos nós: um grupo de polens. Eles irão em nosso nome, como nossos representantes. Isto nos alegra e nos motiva a ajudá-los em sua viagem e participação na 26ª Jornada Mundial da Juventude.
Se o fizermos, as nossas raízes e os fundamentos da nossa fé ganharão mais profundidade e firmeza. Nós sabemos em quem acreditamos. “Sei em quem acreditei” (2 Tim 1,12).
Da mensagem do Santo Padre, colhemos alguns aspectos, dos quais salientamos três para este mês. Nos meses seguintes traremos outros.

1) Lembranças de Sydney (Austrália)
Penso com freqüência na Jornada Mundial da Juventude de Sydney de 2008. Lá vivemos uma
grande festa da fé, durante a qual o Espírito de Deus agiu com força, criando uma comunhão
intensa entre os participantes, que vieram de todas as partes do mundo. Aquele encontro,
assim como os precedentes, deu frutos abundantes na vida de numerosos jovens e de toda a igreja.

2) As aspirações da juventude
Em todas as épocas, também nos nossos dias, numerosos jovens sentem o desejo profundo de
que as relações entre as pessoas sejam vividas na verdade e na solidariedade. Muitos manifestam a aspiração por construir o verdadeiro amor, por fundar uma família unida, por alcançar uma estabilidade pessoal e uma segurança real, que possam garantir um futuro sereno e feliz.

3) Criados para o Infinito
Faz parte do ser jovem desejar algo mais do que a vida quotidiana regular de um emprego seguro e sentir o anseio pelo que é realmente grande.
Trata-se apenas de um sonho vazio que esvaece quando nos tornamos adultos? Não, o homem é
verdadeiramente criado para aquilo que é grande, para o infinito. Qualquer outra coisa é insuficiente. Santo Agostinho tinha razão: o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti. O desejo da vida maior é um sinal do fato que foi Ele quem nos criou, de que temos a Sua “marca”. Deus é vida, e por isso todas as criaturas tendem para a vida; de maneira única e especial a pessoa humana, feita à imagem de Deus, aspira pelo amor, pela alegria e pela paz.

“Assim como acolhestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele. Continuai
enraizados nele e edificados sobre ele, firmes na fé, tal qual nos foi ensinado, transbordando em ação degraças” (Col 2,6-7).
À luz desta Palavra de Vida vamos viver bem a Semana Santa! Iniciemos já no dia 10 seguindo os passos do Senhor. Nos dias 16 e 17, o Domingo de Ramos (com a Vigília da Juventude dia 16, a partir da Santa Missa às 18h15), na Catedral.
Sigamos Jesus no Tríduo Pascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo com a Solene Vigília Pascal) e com o Domingo de Páscoa. Façamos destes dias um retiro espiritual!
Vamos continuar caminhando com Jesus! “Enraizados e edificados nele, firmes na fé, transbordando em ação de graças!” (Col 2, 6-7).

Pe. Pedro A. Martendal
Diretor Espiritual