8 de set. de 2010

Palavra de Vida - Setembro de 2010

..
“Levanta-te e vai à grande cidade” (Jonas 1,2).
...
..........
Esta é, como que, a Palavra de Vida que a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) está propondo para todos os cristãos do nosso País neste 39º ano em que a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia. É, providencialmente, neste mês que estamos celebrando, também o 39º aniversário do Movimento Pólen, nascido em 26,27 e 28 de agosto de 1971.
..
..........
Então em comunhão com a Igreja no Brasil, vamos iniciar o caminho do 40º ano de nossa missão pólen com esta Palavra de Deus.
..
“Levanta-te e vai à grande cidade”.
....
..........
Quando Deus chamou Jonas, tinha o plano de oferecer à cidade de Nínive, uma oportunidade de conversão. Os sinais de decadência humana, moral e religiosa estavam em todos os cidadãos, desde o rei até as crianças, com o uso da razão.
..
“Levanta-te e vai à grande cidade”.
....
..........
É neste contexto que Jonas, provavelmente jovem, recebeu o chamado de Deus para encaminhar o povo de Nínive à conversão; ao retorno a Deus e aos valores morais e religiosos.
...
“Levanta-te! Vai a Nínive, aquela grande cidade, e denuncia suas injustiças, que chegaram à minha presença” (Jonas 1,2).
....
..........“Jonas partiu então, mas com a intenção de escapar da presença do Senhor, fugindo para Társis. Desceu até Jope, onde encontrou um navio que estava de partida para lá. Pagou a passagem e embarcou, para tentar escapar da presença do Senhor” (Jonas 1,3)
...
..........
Negar-se a fazer a vontade do Senhor até é, lamentavelmente, possível. Mas, escapar-se da presença do Senhor, jamais! O salmo 139 (138) comprova que onde quer que cheguemos na fuga aos desígnios de Deus sobre nós, O encontramos.
...
“Levanta-te e vai à grande cidade” (Jonas 1,2).
..
..........
O Movimento Pólen nasceu de forma quase despercebida. Quem conhecia Jonas em Nínive? Quem conhecia o Pólen em nossa cidade?
....
..........
Entretanto, podemos dizer, sem pretensões, que a cada jovem que Deus tem chamado para os 53 Retiros Básicos, tem confiado a missão de evangelizar a cidade. Quem não escapou, quem não se omitiu, fez e, continua fazendo um grande bem a si mesmo e à vida de muitas famílias.
....
..........
A missão confiada aos jovens, casais e famílias no Pólen é semelhante á que Deus quis confiar a Jonas. “Levanta-te e vai à grande cidade”
..
..........
Neste 40º ano da nossa missão, juntemo-nos mais estreitamente à missão evangelizadora da Igreja em nossa Arquidiocese e à missão continental da Igreja na América Latina.
.;...
“Levanta-te! Vai a Nínive, aquela grande cidade, e denuncia suas injustiças, que chegaram à minha presença”. Anuncia e testemunha o AMOR MISERICORDIOSO de DEUS.
....
Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual

Em Cristo

Dani & Leka