14 de ago. de 2010

Palavra de Vida - Agosto de 2010

..........
O Mês Vocacional
...
“Caminhando à beira do Mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos; Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos; Tiago, filho de Zebedeu e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram” (Mt 4,18-22).
....
Vocação dos discípulos de todos os tempos
....
..........Este cenário vocacional dos primeiros discípulos, repete-se através dos tempos. Também hoje, Jesus vai ao encontro do menino, da menina, do adolescente, da adolescente, do jovem, da jovem, do adulto, da adulta. Jesus continua passando... Se Ele se sente acolhido, lança um chamado. Cada pessoa chamada vive num cenário familiar, escolar, profissional, emocional, de amizade ou de solidão, de questionamentos existenciais ou sofrimentos: “Por que eu nasci? O que estou fazendo neste mundo? Onde vai terminar tudo isto?”. Nem sempre é tudo tranqüilo. Nem sempre, também, a consciência está em paz.
....
..........
No cenário existencial de muitos jovens, há dúvidas, questionamentos grandes na sua dimensão humana, na sua dimensão espiritual de fé, na sua dimensão cultural. Com lacunas ou desvios, na sua dimensão social, na sua espiritualidade necessitada de recuperação de catequese, de iniciação à vida de oração, de esclarecimentos da dimensão moral cristã, de conhecimentos e exercícios da arte de amar...
.....
..........
Mas, o bonito é ver que, em todos estes cenários, Jesus vai buscar pais de família cristãs, sacerdotes santos, missionários intrépidos, profissionais cristãos de fé viva e moral comprometida com o Reino de Deus; homens e mulheres que se consagram a Deus para evangelizar.
...
..........
Destes cenários vem os religiosos e as religiosas, consagradas a ajudar na evangelização e santificação em tempo integral.
...
..........
Destes cenários vem os bispos, os leigos e leigas consagrados, os diáconos permanentes e os padres.
....
..........É nestes ambientes, especialmente no ambiente familiar, que Jesus entra e, se for bem acolhido, propõe grandes missões para as crianças, os pais, os jovens, os casais novos cheio de sonhos...
....
..........
Jesus não passa para recolher os “fracos”. Se, por vezes, dá a impressão de não ter passado para recolher lideres mas, pessoas de boa vontade, é porque Ele sabe como foi possível fazer dos pescadores de peixes do Mar da Galileia, pescadores de homens. Muitos santos e santas confirmam que a sensibilidade para ouvir a voz de Deus que chama, isto é, a fé, conta mais do que as habilidades e dons distribuídos a mãos cheias e cultivados sem fé viva. O chamado vocacional pede uma resposta de amor a Deus que chama.
...
..........
Jesus continua passando e chamando: Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.
..
..........
Neste mês vocacional olhemos de frente, sem medo, em oração, a nossa vocação. A que missão eu fui chamado ou estou sendo chamado por Nosso Senhor? Como está sendo a minha resposta? Está tendo a qualidade da resposta de Pedro e Andre? De Tiago e João?
..
.........
Contemplemos o chamado vocacional que Deus fez aos nossos pais, avós e outros familiares, antepassados ou de hoje!
..
.........
Contemple o chamado vocacional de um diácono que você conhece!
...
..........
Contemple o chamado vocacional dos padres que você conhece, padres de hoje e padres do passado; os padres que o (a) ajudaram até hoje!
...
..........
Contemple o chamado vocacional dos Bispos que você conhece. Desde os Papas João Paulo II, Bento XVI até o Bispo que é nosso arcebispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger!
.....
..........
Contemple a vocação de uma religiosa (Irmã) ou de alguns religiosos (Padre ou Irmão que você conhece).
...
..........
Contemple a vocação de leigos que o ajudaram (catequistas, professores, médicos...)
...
..........
Contemple a vocação de um missionário (a) que você conhece (padre, religioso, religiosa, leigo consagrado...bispo, diácono permanente...)
...
..........
Contemple o chamado vocacional de Jesus que passa, todos os dias, por você e diz: ( o seu nome) “Segue-me e eu te farei pescador (a) de homens” contemple a sua resposta! Esta sendo a resposta que Deus espera de mim?
...
Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. (Mt 4,19).
....
Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual
...
Em Cristo
Dani e Leka