23 de jun. de 2010

Palavra de Vida - Junho 2010


--------“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
---
--------
No contexto da carta de São Paulo aos Romanos (à primeira geração de cristãos na cidade de Roma), a esperança que não decepciona é a esperança da glória de Deus; a esperança de ver a Santíssima Trindade face a face; a esperança de não se ter vivido em vão. Deus Pai e Filho e Espírito Santo é o nosso horizonte.
---
--------
Por que vivemos desta esperança? Porque “o Amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
---
--------
Quando o amor de Deus foi se derramando em nossos corações, íamos sendo tecidos no ventre de nossa mãe; tal qual cada um de nós é, com o seu DNA com toda a nossa genética. Tudo o que a ciência está nos explicando hoje, pormenorizadamente, mas não totalmente, já nos tinha sido revelado por Deus e, pela fé, já sabíamos: que todos somos filhos muito amados de Deus.
---
--------“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia; antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta das nações” (Jr 1,5).
---
--------
Em Nosso Senhor Jesus Cristo fomos “justificados pela fé e estamos em paz com Deus pela mediação do Senhor Nosso Jesus Cristo” (Rm 5,1). Desde o nosso Batismo!
---
--------
“Por ele (Nosso Senhor Jesus Cristo), tivemos acesso, pela fé, a esta graça (dom gratuito de Deus), na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da Glória de Deus”. (Rm 5,2).
---
--------Nossa esperança cristã não desaparece quando sofremos tribulações. Não desanimamos. Não desesperamos. Porque as tribulações geram a constância. A constância leva a uma virtude provada. A virtude provada desabrocha em esperança cristã que não nos decepciona.
---
--------
Os nossos santos e santas, canonizados ou não, são uma comprovação desta esperança. Nosso Papa Bento XVI logo no inicio de sua Carta Encíclica “Spe Salvi – de 30/11/2007” sobre a Esperança Cristã, lembra o exemplo comovente de Santa Josefina Bakhita, uma africana canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.
---
--------Mesmo se, nos tempos atuais, recebemos tantos apelos a nos realizarmos na terra somente, deixando-nos “sem esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2,12) correndo risco de nos entristecermos como os pagãos que não tem esperança. Não deixemos de buscar o horizonte de Deus!
---
--------
Seguindo o exemplo dos Santos não deixaremos de olhar para o horizonte de Deus. Todos os dias: no trabalho, nos estudos, nos lazeres, nos afazeres domésticos, nas viagens, na oração pessoal, conjugal, familiar, comunitária, litúrgica, nos retiros espirituais, nos apostolados, nas doenças e outras provações, nas tribulações... na vida e na morte. Não deixemos de olhar para o Céu!
---
--------
“Elevo os meus olhos para os montes...” (Sl 121).
--------“Para ti levanto os olhos; para ti que habitas nos céus.. (Sl 123).

“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
---
Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual
---
Em Cristo
Dani & Leka

Palavra de Vida - Maio 2010

---
“Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando” (Lc 24,29).

---
--------
É a oração dos dois discípulos de Emaús na tarde do Domingo da Ressurreição. Ainda não tinham percebido que o peregrino que se introduzira no seu silêncio mergulhado na tristeza, decepção, frustração, contradição, baixa estima...era Jesus Ressuscitado.
---

--------Ainda não haviam se dado conta que o catequista que lhes explicava as Escrituras referentes à Paixão, Morte e Ressurreição do seu Mestre era Jesus Ressuscitado. Algo de inexplicável havia acontecido nos seus corações enquanto o companheiro “intrometido” explicava os fatos à luz da Palavra de Deus. “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32).

---
“Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando” (Lc 24,29).

---
--------
Ao partir o pão Jesus se revela. Na contemplação da narrativa do Evangelista São Lucas este gesto não é acompanhado de palavras. Jesus age em silencio. Foi, entretanto, o suficiente para os dois discípulos fazerem a experiência do ENCONTRO com o Ressuscitado. Deste ENCONTRO INTERIOR, eles saíram missionários. “Naquela mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém, onde encontraram reunidos os Onze e os outros discípulos... “Os dois
contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão” (Lc 24,33-35).

---
“Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando” (Lc 24,29).

---
--------
O XVI Congresso Eucarístico Nacional que está acontecendo em Brasília dentro do TEMPO PASCAL (13 a 16 de Maio) adotou a oração de Emaús para ser o LEMA deste Encontro Eucarístico Nacional que apresenta para o nosso País e para o Mundo a Sagrada Eucaristia, como Pão da Unidade dos Discípulos Missionários. Nós somos vocacionados a ser, discípulos missionários de Cristo no dia a dia de nossa existência; dia e noite até o final do nosso Caminho!

---
“Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando” (Lc 24,29).

---
--------
O Movimento Pólen, desde o seu inicio em Agosto de 1971 tem muito a ver com o caminho pascal dos discípulos de Emaús. Aprendemos em nossa Mística: “A certeza da presença de Cristo Ressuscitado será para o Movimento Pólen, a força de seu testemunho e a sua BOA NOVA. “O Senhor ressuscitou e está entre nós” (Lc 24,13-35).

---
--------
“Vamos a Emaús todos os dias. Cristo se manifestará cada vez ao partir do Pão da Palavra, da Eucaristia e do Pão da Amizade sobrenatural. Nossas comunidades serão espelhos da presença de Jesus Ressuscitado.

---
--------
“Para o Pólen, cada dia é um dia de Páscoa. A certeza da ressurreição é a fonte da nossa alegria”. (Cf. Mística Pólen – Viver a Alegria PASCAL).

---
“Fica conosco, Senhor Jesus Cristo! Tu és o Caminho! Tu és a Verdade! Tu és a Vida! Fica conosco, Senhor! Amém!

---
Pe. Pedro Adolino Martendal
Diretor Espiritual

---

Em Cristo

Dani & Leka