3 de out. de 2009

Palavra de Vida – Mês de Outubro de 2009

“Ide. Fazei discípulos entre todas as nações”. (Mt 28,19)

     Jesus se aproximou deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,18-20)

     Conta-nos o Apóstolo e Evangelista São Mateus nos versículos finais do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, que escreveu: “Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado” Mt 28,16.

     Imaginemos o estado de alma de André, Filipe, Pedro, João, Tiago (irmão de João), Simão o cananeu, Judas Tadeu, Bartolomeu, Tiago (filho de Alfeu), Tomé, Mateus. Eram 12 os escolhidos de Jesus para serem Apóstolos (isto é, enviados por Ele a pregar o Evangelho). Ali estão apenas 11. Falta Judas Iscariotes. Por que não está? Por que deixou de amar. Deixou de amar Jesus e o traiu. Por trinta moedas de prata fechou negocio com os inimigos de Jesus. Entregou-lhes o mapa, indicando o lugar em que poderiam prender Jesus com certeza, naquela 5ª feira à noite. O amor negado a Jesus foi também negado aos seus companheiros. Uma das conseqüências desta traição foi o desespero do traidor e o suicídio.

     Quarenta e três dias depois, ali, no alto desta montanha da Galileia os 11, certamente ainda estavam sofridos, pela traição e o suicídio de Judas Iscariotes.

     Ainda mais! Os discípulos sabiam que estava chegando a hora da despedida de Jesus. Estavam ali, por ser o lugar indicado por Jesus para despedir-se. Imaginavam, certamente, uma despedida para sempre.

     É impossível que não soubessem que a missão que Jesus iria dar-lhes, tivesse proporções tão grandes: “Ide. Fazei discípulos entre todas as nações”. Como terá ressoado naqueles corações sofridos essa ordem missionária?

     Jesus havia prometido enviar-lhes o Espírito Santo: “Ele vos ensinará toda a verdade” (Jo 16,13)

     Agora esta prometendo que não os deixará sozinhos; entregues a si mesmos. “Eis que estou convosco, todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

     Outubro de 2009. É a nossa vez. Temos ao nosso favor o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desde o nosso Batismo. Temos também ao nosso favor toda a Igreja missionária com os testemunhos do passado e os de hoje; a Igreja missionária que reza por nós. Temos a nosso favor a Mística do Movimento Pólen que é missionária: A missão do pólen é transmitir a vida de Deus, a todos que ainda não a tem, porque a perderam ou nunca a receberam.

     Está  diante de todos nós o 52º Retiro Básico. No coração de Jesus há muitos jovens precisando desta experiência do amor de Deus e do amor fraterno, que se faz, antes, durante e depois do Retiro Básico. Jesus conta conosco. E nós contamos com a sua graça para identificar e convidar os que Jesus chama porque muito os ama. É, de nossa parte um excelente exercício da Arte de Amar. No mês das Missões! “Ide. Fazei discípulos entre todas as nações”.

     Procurai os jovens que estão sendo chamados por Deus para este Retiro! Idenficai-os e convida-os com muito amor! 
 

     Pe. Pedro A. Martendal